Sesapi orienta municípios a buscar pessoas que não tomaram vacina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, 74,67% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose (D1) da vacina contra a Covid-19 ou dose única.

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto e o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, discutiram na manhã desta quarta-feira (24), os próximos passos da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Dentre as pautas, a busca ativa de pessoas maiores de 18 anos ainda não foram vacinadas e o avanço na vacinação das doses de reforço (terceira dose).

Em destaque, secretário Florentino Neto

De acordo com o secretário, com a procura por primeiras doses da população adulta estabilizada, alguns municípios estão disponibilizando as vacinas locais para serem remanejadas para os municípios que ainda não atingiram a meta prevista pelo PNI (Plano Nacional de Imunização). “Desde o início da campanha de vacinação o Piauí adotou um política isonômica de distribuição de vacina como forma de garantir a evolução da imunização de forma equilibrada”.

Neste momento, a Sesapi orienta que o foco dos municípios deve ser buscar as pessoas maiores de 18 anos que ainda precisam receber a D1 ou estão com a D2 em atraso. De acordo com os dados da FioCruz, pelo menos 224.659 não compareceram para tomar a segunda dose da vacina no estado. “Isso é motivo de preocupação para nós, uma vez que vários países da Europa estão enfrentando a quarta onda de Covid-19 por conta dos baixos índices de cobertura vacinal. O vírus ainda está circulando e a melhor forma de prevenção é a imunização”, destaca Florentino.

Panorama de vacinação no Estado

No Piauí, 74,67% da população vacinável já recebeu ao menos uma dose (D1) da vacina contra a Covid-19 ou dose única, independente da fabricante e 57,10% já está completamente imunizada. Alguns municípios já notificaram a Sesapi que não precisam mais de doses para aplicação na população maior de 18 anos.

De acordo com o superintendente Herlon Guimarães, entre os gargalos encontrados pela Coordenação de Imunização estão as pessoas que não tomaram vacina até agora por se enquadrarem no grupo considerado negacionistas que recusam a imunização. Ele destaca que esses casos isolados representam riscos para toda a população. “Um indivíduo não vacinado é uma ameaça para a população mais fragilizada e com maior risco para complicações e óbitos, além de contribuir com o aparecimento de novas variantes do coronavírus”, esclarece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Wellington Dias detalha o Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo presidente Lula

Voltado para o público do Cadastro Único, eixo da iniciativa lançada nesta segunda-feira (22.04), no Palácio do Planalto, deve...

Ministério da Saúde registra alta histórica na cobertura vacinal de crianças em 2023

No ano passado, foram investidos mais de R$ 6,5 bilhões na aquisição de imunizantes. Para 2024, a previsão é...

Humorista Whindersson Nunes e Nikolas Ferreira protagonizam bate-boca no X

O deputado federal rebateu uma postagem do humorista piauiense após discurso durante ato de Bolsonaro O humorista Whindersson Nunes e...

Em Floriano, Hospital Regional Tibério Nunes inicia mutirão de cirurgias de catarata

Os procedimentos iniciaram no domingo (21) e vão até o dia 29 de abril. A Secretaria de Estado da Saúde...
spot_img

Em São Paulo, governador discute criação do Piauí Instituto de Tecnologia

Em visita ao Inteli, Rafael Fonteles colheu experiências para a criação de um instituto de tecnologia no Piauí. O governador...

Gestão do prefeito Antônio Reis vai levar Aulão da Saúde para bairros de Floriano

A 1ª Edição do Aulão da Saúde foi um sucesso onde mais de 500 pessoas participaram da ação na...
spot_img

Posts Recomendados