FAEPI/SENAR assinam pacto interinstitucional pelo desenvolvimento do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na manhã da segunda-feira, 01, o presidente do Sistema FAEPI/SENAR-PI, deputado federal Júlio César assinou o pacto interinstitucional que tem como principal objetivo buscar alternativas para dar andamento às demandas das câmaras setoriais no estado do Piauí.

O evento aconteceu no Palácio de Karnak com a presença do governador do estado Wellington Dias, autoridades, representantes das 26 Câmaras Setoriais e instituições.

Ao todo serão envolvidas 45 instituições, entre secretarias municipais, estaduais e federais, associações, federações de trabalhadores e órgãos do sistema “S”. Um importante passo para a resolução de entraves burocráticos que dificultam o desenvolvimento em diversos setores da economia.

O presidente da FAEPI ressaltou a importância da iniciativa e anunciou que vai propor ao Banco do Nordeste (BNB) que financiamentos administrados pelas câmaras setoriais tenham uma diferença de encargos financeiros. Além de propor a redução dos encargos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Júlio César almeja uma linha específica de financiamento de Câmaras setoriais.

“Só acredito no sucesso deste projeto se houver mais algumas isenções, vou propor ao banco que qualquer financiamento administrado pelas Câmaras setoriais tenham um tratamento diferenciado; redução dos encargos do FNE e que tenha uma linha específica de financiamento de câmaras setoriais porque se não for assim é difícil obter sucesso”, avalia.

Júlio César destacou o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PI, em parceria com os sindicatos rurais voltado para a qualificação da mão de obra do setor e reforçou a necessidade de investimentos de inovação tecnológica e defesa de órgãos regionais como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS .

“Estamos regredindo por falta da presença marcante dos orgãos regionais e que contribuem para o reestabelecimento dos incentivos. Precisamos fortalecer o DNOCS; blindar o Banco do Nordeste que é patrimônio nosso. Queremos fazer a diferença, sei que existem câmaras setoriais em outros estados, mas se nós trabalharmos nesta linha seremos o exemplo do Brasil da eficiência da geração de emprego, renda e promover o crescimento do PIB do nosso estado”, finaliza.

Ascom FAEPI/ SENAR-PI – Direto para o Portal Cidade Luz

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados