Ativar para ir para o player da Audima

STF vai decidir sobre mudança em concursos por crença religiosa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A discussão envolve a participação dos adventistas nas etapas de seleção, cuja crença estabelece que o dia de sábado deve ser guardado.

O Supremo Tribunal Federal deve concluir nesta quinta-feira (26) um julgamento no qual a Corte vai decidir se provas de concursos públicos podem ser remarcadas por motivos de crença religiosa.

Foto: Canal de notícias

A discussão envolve a participação dos adventistas nas etapas de seleção, cuja crença estabelece que o dia de sábado deve ser guardado.

Até o momento, a maioria dos ministros entendeu que a administração pública pode avaliar a realização de provas de concursos em datas que conciliem a liberdade de crença com o interesse público.

Entretanto, ainda não há consenso sobre a garantia de direito constitucional para obrigar as bancas de avaliação a realizarem a mudança de data.

O julgamento teve início na semana passada com os votos dos relatores das ações, ministros Dias Toffoli e Edson Fachin, que divergiram sobre o tema. Até o momento, há três correntes de entendimento:

Dias Toffoli e Nunes Marques: não impor ao Estado a obrigação de disponibilizar diferenciação para candidatos e servidores em razão da crença religiosa;

Edson Fachin: o Estado deve oferecer condições alternativas para que seja assegurada a liberdade religiosa ao candidato e ao servidor;

Moraes, Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia: há a possibilidade de alteração de data e horário, desde que observados limites, tais como razoabilidade, isonomia e não gerar ônus à Administração Pública.

O ministro Ricardo Lewandowski concordou em parte com Toffoli, afirmando que não há o direito à alteração da data, mas que a administração, observando a razoabilidade, poderá avaliar a possibilidade da realização de concurso com base no princípio da isonomia e do interesse público.

Na sessão desta quinta, os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Luiz Fux serão os últimos a votar sobre a questão.

Ações

Em uma das ações, a União questiona decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que entendeu que um candidato adventista poderia realizar a avaliação em data, horário e local diverso do estabelecido no calendário do concurso público, desde que não houvesse mudança no cronograma do certame nem prejuízo à atividade administrativa.

O outro recurso, por sua vez, foi apresentado contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) que manteve sentença em mandado de segurança apresentado por uma professora adventista reprovada no estágio probatório por descumprir o dever de assiduidade, ao não trabalhar entre o pôr do sol das sextas-feiras e o dos sábados.

Com informações da CNN Brasil

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministro Flávio Dino move processos contra opositores e solicita altas indenizações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino solicitou à Polícia Federal (PF), no último dia 9, a...

Juiz cassa vereadores da situação e da oposição por fraude à cota de gênero no Piauí

As decisões são baseadas em denúncias que apontam fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, ou...

Rafael Fonteles nomeia ex-prefeito de Bertolínia para cargo comissionado no Detran

Petista já foi preso em 2029, numa operação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do...

Piauí cria lei para reduzir o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes; entenda

Texto contém um plano de ações para orientar sobre as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na infância...
spot_img

Pesquisa para o Senado aponta que apoio de Bolsonaro afunda Ciro Nogueira no Piauí

Levantamento mediu as intenções de voto levando em conta os apoios políticos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo...

Conta de luz em outubro terá bandeira vermelha 1, mais barata que a de setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária para o mês de...
spot_img

Posts Recomendados