Supremo Tribunal Federal valida cálculo que reduz a pensão por morte do INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agora quem ficar viúvo terá direito a receber 50% do benefício do segurado que morreu ou da aposentadoria por invalidez

O STF decidiu nesta segunda-feira (26) que o cálculo da pensão por morte feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a reforma da Previdência, de 2019, é constitucional. O placar ficou em oito votos a dois pela constitucionalidade da regra.

Pelo julgamento, agora quem ficar viúvo terá direito a receber 50% do benefício do segurado que morreu, caso estivesse aposentado, ou da aposentadoria por invalidez a que o segurado teria direito, além de 10% por dependente, até o limite de 100%. Antes, o benefício era creditado integralmente.

Divulgação

Os ministros analisaram uma ação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) que afirmava que a nova regra prejudicava os dependentes.

Prevaleceu o entendimento do relator, o ministro Luís Roberto Barroso, que votou pela rejeição da ação. No voto, o ministro afirmou que a mudança não representa nenhuma violação da Constituição.

O cálculo da pensão por morte na reforma da Previdência não é inconstitucional, porque não desrespeitou nenhuma cláusula pétrea da Constituição nem o princípio da dignidade da pessoa humana. Desde logo, reconheço que a EC nº 103/2019 provocou um decréscimo relevante no valor do benefício, que exigirá um planejamento financeiro maior dos segurados com dependentes.

MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, LUIZ ROBERTO BARROSO

“Isso não significa, contudo, que tenha violado alguma cláusula pétrea. Não se pode afirmar que o núcleo essencial do direito à previdência social e do princípio da dignidade da pessoa humana ofereça parâmetros precisos para o cálculo da prestação pecuniária”, completou o magistrado.

Barroso foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques.

BRASÍLIA | Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vitamina D: estudo mostra todos os benefícios na redução das cólicas menstruais

Muita gente não sabe, mas a vitamina D também desempenha um papel importante na redução de cólicas menstruais. Para...

Com 444 cidades afetadas, Rio Grande do Sul chega a 136 o número de mortos devido às chuvas

Relatório a Defesa Civil registra ainda 756 feridos e 125 desaparecidos nas enchentes O último boletim de atualização da Defesa...

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho aos desabrigados

Militares iniciaram operações de patrulhamento ainda na madrugada deste sábado (11). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do...

Roberto Carlos, doa 200 mil e planeja show para arrecadar fundos para os desabrigados do RS

Artista pretende anunciar os detalhes da apresentação nos próximos dias O cantor Roberto Carlos fez uma doação de R$ 200...
spot_img

Hepatite A, tétano e gripe: veja vacinas recomendadas por especialistas para quem está no RS

Objetivo é garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação. Três sociedades médicas divulgaram neste sábado (11) uma...

Contas de energia agora fornecem informações para denunciar violência doméstica no Piauí

O protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica. Em colaboração com o...
spot_img

Posts Recomendados