TCE reprova contas da gestão de Dr. Pessoa na Prefeitura de Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão foi tomada na sessão desta quinta-feira (10), com relatoria da conselheira Lilian Martins.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) reprovou, por unanimidade, as contas de governo da Prefeitura de Teresina referentes ao exercício de 2023, na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD). A decisão foi tomada na Sessão Plenária desta quinta-feira (10), com relatoria da conselheira Lilian Martins. De acordo com o processo, a gestão deixou de aplicar R$ 35,1 milhões em ações de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), descumprindo a Emenda Constitucional nº 119/2022, que trata do financiamento da educação pública.

Foto: Lucas Dias

Entre as irregularidades identificadas pela Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas, constam ainda o descumprimento dos limites constitucionais e legais no uso dos recursos públicos, além de movimentações financeiras incompatíveis com as fontes arrecadadas.

O relatório técnico também apontou a realização de empenhos sem disponibilidade financeira suficiente, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. A equipe técnica do TCE identificou, ainda, que a Prefeitura de Teresina não cumpriu as metas de resultado primário e nominal, nem adotou medidas para corrigir a execução orçamentária.

Outro ponto crítico foi o desequilíbrio financeiro no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Teresina, com déficit de R$ 10.321.539,34. Os auditores destacaram a ausência de ações concretas para recuperar o equilíbrio fiscal do município.

Durante a sessão, a conselheira Lilian Martins informou que o ex-prefeito Dr. Pessoa foi citado, mas não apresentou defesa no processo. A ausência de manifestação caracteriza revelia, conforme consta nos autos. Também não houve comparecimento do gestor ou de seus advogados à sessão.

Além das falhas orçamentárias e fiscais, o relatório do TCE revelou o descumprimento da meta de vacinação infantil. No 3º quadrimestre de 2023, apenas 58% das crianças de um ano foram vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Poliomielite, percentual muito abaixo da meta de 95%. O Portal da Transparência da Prefeitura também apresentou piora, com nota de 34,43%, sendo classificado na faixa “Básico” e registrando queda em relação a anos anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...

Prazo para mei, micro e pequenas empresas aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Microempreendedor individual que foi excluído deve regularizar pendências para retornar ao regime simplificado de tributos Empreendedores que desejam aderir ou...

Brasil registrou 84,7 mil desaparecidos em 2025; média de 232 por dia

O total de pessoas localizadas também vem aumentando ano a ano O Brasil registrou 84.760 casos de desaparecimento de pessoas...

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...
spot_img

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...
spot_img

Posts Recomendados