Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, aponta estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano

Uma enorme tempestade solar pode causar um “apocalipse” na internet no próximo ano. O estudo foi divulgado nessa terça-feira (13), pelo Site Insider Paper.

A previsão é do professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, responsável por realizar diversos sistemas de alerta sobre atividades solares que possam afetar a tecnologia mundial.

O cientista considera que o evento possa ser um “apocalipse da internet” em 2024. De acordo com ele, a tempestade solar pode afetar todo o planeta Terra.

“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse ele, segundo o site Insider Paper.

Divulgação

De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA revela que o Ciclo Solar 25 — que prevê uma supertempestade solar — deve ocorrer antes do previsto.

Os estudos apontavam para um pico em julho de 2025, mas acredita-se que a fase mais intensa deve ocorrer no próximo ano.

Ainda de acordo com Peter Becker, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano no planeta.

Tempestade solar
A tempestade solar ocorre quando uma grande bolha de gás superaquecido, chamada de plasma, é ejetada pela superfície do sol e atinge o planeta Terra. O fenômeno é conhecido como ejeção de massa coronal.

Ao atingir a Terra, a “nuvem de plasma” interage com o campo magnético que circunda o nosso planeta. Sendo assim, a interação enfraquece e deforma o campo magnético terrestre, aumentando os riscos de grandes fenômenos naturais acontecerem.

Com isso, o cientista afirma que a ejeção de massa coronal do Sol em decorrência da tempestade solar pode se dirigir a outra direção do espaço.

Se vier ao nosso planeta, contudo, “nos dá cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas cheguem” e “comecem a mexer com o campo magnético”.

Além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, sistema de navegação como GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação podem sofrer danos que não devem ser reparados por meses.

Por Portal Folha de Pernambuco

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sem atendimento, oito bebês morrem com cardiopatia congênita no Piauí; Defensoria Federal ajuíza ações

No Piauí, oito bebês com cardiopatia congênita morreram em cerca de um ano, devido à falta de assistência médica...

Ministério de Wellington Dias é esvaziado após ameaça de bomba; suspeito foi apreendido

A sede do ministério fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O prédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Prefeito Jesse James destaca agenda intensa da comitiva de Guadalupe na Marcha a Brasília

Por Gleison Fernandes O prefeito de Guadalupe, Jesse James, avaliou como extremamente positiva a participação da comitiva do município na...

PT desiste de urnas eletrônicas e fará eleição com cédulas de papel

Partido não conseguiu equipamentos com a Justiça Eleitoral. O Partido dos Trabalhadores (PT) optou por utilizar cédulas de papel em...
spot_img

Novos peritos da Polícia Civil são nomeados e atuarão em delegacias do interior do Piauí

O Governo do Piauí realizou no início da tarde desta quinta-feira (22) a formatura e nomeação dos novos peritos...

Jerumenha realiza ciclo de palestras do Maio Laranja e fortalece a rede de proteção à infância

Por Gleison Fernandes. Durante o mês de maio, a Prefeitura Municipal de Jerumenha, por meio da Secretaria de Assistência Social...
spot_img

Posts Recomendados