Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Tempo seco e quente requer cuidados com doenças respiratórias e hidratação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O tempo seco, a baixa umidade do ar e a poeira costumam gerar problemas para a saúde de muitas pessoas. Segundo os médicos, os problemas respiratórios são os que mais costumam aumentar, sendo as doenças mais comuns as laringites, sinusites, pneumonias e crises de asma.

A doutor Eriverton Ferreira trabalha como otorrinolaringologista há 20 anos. De acordo com ele, doenças com maior número de registro com o tempo seco são as laringites e sinusites.

Foto: Reprodução

A laringite é marcada pela tosse seca e dor de garganta, enquanto a sinusite tem como sintomas a secreção nasal, obstrução, dor facial e tosse. “O tempo seco faz com que o muco natural do nariz fique mais espesso, o que predispõe alterações na cavidade oral com mais facilidade. Inclusive, neste período também há aumento de casos de sangramentos de nariz decorrentes da baixa umidade e do calor. É preciso se prevenir”, explica o médico do Hapvida.

A recomendação é a hidratação constante, a umidificação do ambiente e o uso recorrente de soluções salinas fisiológicas, no caso do nariz. “A grande vantagem é que essas recomendações não causam efeitos colaterais e podem ser aplicadas enquanto o tempo estiver seco e até em tempos mais úmidos. Isso só beneficia o muco, o impermeabilizante natural da via respiratória”, acrescenta Eriverton.

Ainda segundo a otorrino, todos correm o risco de ter complicações devido ao tempo seco, mas crianças e idosos são o público mais frágil. “As crianças, por terem a via respiratória mais estreita, têm mais chances de serem afetadas”, ressalta.

Segundo Lílian Lopes, nutricionista do Hapvida, explica que a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. “A água é fundamental para a vida. Hoje a recomendação é a ingestão de 2 litros de água por dia, aumentando para 3 litros nesse período de B-R-O Bró. A água mantém o funcionamento dos órgãos, a temperatura e o funcionamento do como como um todo. Mas além da água, frutas e sucos são bem-vindos, sempre levando em consideração cada pessoa”, disse a nutricionista Lílian Lopes.

Segundo Eriverton Ferreira, todo o aparelho respiratório é afetado com o tempo seco, e é preciso até se preocupar com a prática de exercícios físicos. “Se for praticar alguma atividade, procure um horário em que o sol não está tão quente”, alerta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semana da Enfermagem tem início em Guadalupe com foco na saúde mental e valorização dos profissionais

Por Gleison Fernandes. Teve início na noite de sexta-feira, 16 de maio, a Semana da Enfermagem promovida pela Prefeitura de...

Conselheiro tutelar é afastado após ser indiciado por importunação sexual contra adolescente no Piauí

Um conselheiro tutelar de Bom Princípio do Piauí, cidade localizada a 288 km de Teresina, foi indiciado pela Polícia...

Ministério da Agricultura detecta gripe aviária no país; entenda o risco

Doença não é transmitida pelo consumo de carnes e ovos, mas contato com aves doentes e mortas deve ser...

Senar Piauí abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Agropecuária e Zootecnia

A metodologia combina 60% da carga horária em ensino a distância e 40% em encontros presenciais obrigatórios e regulares....
spot_img

Nova lei garante atendimento psicológico a responsáveis por pessoas com deficiência em Teresina

A matéria, de autoria do vereador Venâncio Cardoso, foi sancionada no dia 07 de maio pelo prefeito. O prefeito de...

​Freira brasileira diz que foi afastada da Igreja por ser “bonita demais”

Aline Ghammachi perdeu cargo em mosteiro na Itália após denúncias anônimas; 11 freiras deixaram o local após sua remoção. A...
spot_img

Posts Recomendados