Tempo seco e quente requer cuidados com doenças respiratórias e hidratação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O tempo seco, a baixa umidade do ar e a poeira costumam gerar problemas para a saúde de muitas pessoas. Segundo os médicos, os problemas respiratórios são os que mais costumam aumentar, sendo as doenças mais comuns as laringites, sinusites, pneumonias e crises de asma.

A doutor Eriverton Ferreira trabalha como otorrinolaringologista há 20 anos. De acordo com ele, doenças com maior número de registro com o tempo seco são as laringites e sinusites.

Foto: Reprodução

A laringite é marcada pela tosse seca e dor de garganta, enquanto a sinusite tem como sintomas a secreção nasal, obstrução, dor facial e tosse. “O tempo seco faz com que o muco natural do nariz fique mais espesso, o que predispõe alterações na cavidade oral com mais facilidade. Inclusive, neste período também há aumento de casos de sangramentos de nariz decorrentes da baixa umidade e do calor. É preciso se prevenir”, explica o médico do Hapvida.

A recomendação é a hidratação constante, a umidificação do ambiente e o uso recorrente de soluções salinas fisiológicas, no caso do nariz. “A grande vantagem é que essas recomendações não causam efeitos colaterais e podem ser aplicadas enquanto o tempo estiver seco e até em tempos mais úmidos. Isso só beneficia o muco, o impermeabilizante natural da via respiratória”, acrescenta Eriverton.

Ainda segundo a otorrino, todos correm o risco de ter complicações devido ao tempo seco, mas crianças e idosos são o público mais frágil. “As crianças, por terem a via respiratória mais estreita, têm mais chances de serem afetadas”, ressalta.

Segundo Lílian Lopes, nutricionista do Hapvida, explica que a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. “A água é fundamental para a vida. Hoje a recomendação é a ingestão de 2 litros de água por dia, aumentando para 3 litros nesse período de B-R-O Bró. A água mantém o funcionamento dos órgãos, a temperatura e o funcionamento do como como um todo. Mas além da água, frutas e sucos são bem-vindos, sempre levando em consideração cada pessoa”, disse a nutricionista Lílian Lopes.

Segundo Eriverton Ferreira, todo o aparelho respiratório é afetado com o tempo seco, e é preciso até se preocupar com a prática de exercícios físicos. “Se for praticar alguma atividade, procure um horário em que o sol não está tão quente”, alerta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gás do Povo começará recarga gratuita de botijões de gás em 24 de novembro

Implementação será gradual e, nesta primeira etapa, a previsão é atender 1 milhão de famílias em dez capitais das...

INSS cria regra para devolver descontos indevidos a herdeiros de aposentados já falecidos; veja a regra

A medida atende casos ligados à fraude revelada pela Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, Segundo o...

Polícia do Rio desarticula rede que vendia celulares roubados em 11 estados

Homem identificado como Alan Gonçalves oferecia curso online em que ensinava a desbloquear aparelhos roubados. Um desafio de Segurança Pública,...

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para diabetes tipo 2

Medicamento será oferecido pelo Sistema Único de Saúde O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta segunda-feira (17) em Guarulhos...
spot_img

Pai suspeito de estuprar filha se esconde por 8 dias na mata, é capturado, mas acaba solto no Piauí

Delegado afirma que suspeito foi liberado porque não havia flagrante nem mandado de prisão. Um homem suspeito de estuprar a...

Energia solar: consumidores denunciam cobrança de ICMS mesmo após suspensão de taxa

SEFAZ diz que está cobrando pelo uso do sistema de distribuição e não pelo que é injetado na rede...
spot_img

Posts Recomendados