O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o que garante a continuidade integral do projeto ferroviário que liga o interior do Nordeste ao Porto do Pecém, no Ceará. A medida inclui a recente autorização para execução dos serviços nos lotes MVP 9 e 10, localizados em território cearense, assegurando a conexão completa do traçado que passa pelo Piauí.

Com extensão total de 1.206 quilômetros, a ferrovia atravessa os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, sendo 395 quilômetros em solo piauiense. De acordo com dados oficiais, o empreendimento apresenta cerca de 79% de execução física geral e é considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral, especialmente grãos, algodão e minérios produzidos no Piauí.
A concessionária responsável aguarda a conclusão dos trâmites ambientais necessários para dar início à fase de testes nos trechos já finalizados. Paralelamente, o Governo Federal segue estruturando os recursos para a conclusão do projeto. O investimento previsto para a Fase I é de R$ 8 bilhões, com parte significativa oriunda do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio de fundos voltados ao desenvolvimento regional.
A Fase I da Transnordestina compreende o trecho entre Paes Landim, no Piauí, e o Porto do Pecém, totalizando 1.061 quilômetros. Desse percurso, mais de 600 quilômetros já estão concluídos, enquanto outros trechos seguem em obras, com previsão de finalização até 2027.
O projeto também prevê uma etapa de expansão no Piauí, com 151 quilômetros adicionais distribuídos em três lotes. O reinício dessas obras está programado para ocorrer a partir de 2026, com expectativa de conclusão até 2028. A ampliação deverá reforçar a integração do estado ao corredor logístico ferroviário, ampliando a competitividade da produção piauiense e fortalecendo a infraestrutura de transporte na região.







