TRE do Paraná marca para 1º de abril julgamento que pode cassar Sérgio Moro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março.

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), definiu para o dia 1° de abril o início do julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sérgio Moro, representante da União-PR.

Anteriormente, o tribunal havia anunciado que a posse do novo desembargador José Rodrigo Sade ocorrerá em 6 de março. Essa posse era o último obstáculo para o julgamento, uma vez que o regulamento interno do TRE-PR estipula que o julgamento só pode ocorrer com quórum completo.

Sérgio Moro

A nomeação de José Rodrigo Sade foi oficializada hoje no Diário Oficial da União. Ele foi indicado pelo presidente Lula (PT) para um mandato de dois anos na Corte como membro titular, ocupando uma cadeira que estava vaga desde janeiro.

Sérgio Moro enfrenta duas ações que o acusam de abuso de poder econômico. Estes processos foram movidos pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB. Por tratarem do mesmo tema, as ações foram unificadas e estão em andamento em conjunto.

Os partidos alegam que Moro obteve uma vantagem indevida na disputa eleitoral. Segundo eles, a pré-campanha do ex-juiz da Lava Jato teve um gasto superior a R$ 2 milhões, o que teria proporcionado uma vantagem injusta na corrida pelo Senado. Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação do mandato de Moro.

Após prestar depoimento no processo, o ex-juiz da Lava Jato refutou as acusações, afirmando que estas não se sustentavam e que se tratavam de um “castelo de cartas”.

Caso seja condenado no TRE-PR, é provável que Moro recorra imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com base nos prazos da Justiça Eleitoral, é esperado que o caso do senador seja analisado em última instância em meados do ano, ainda no primeiro semestre.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados