Tremores de terra são registrados em Caruaru no Pernambuco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pelo menos dez tremores de terra foram registrados em menos de 24 horas na região de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Os abalos sísmicos foram registrados por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foto: Reprodução

Em nota, a LabSis informou que por volta das 23h18 (hora local) da noite de terça-feira (8) foi registrado um tremor de magnitude preliminar 2. À 0h09 e às 2h10, já da madrugada desta quarta-feira (9), dois eventos ocorreram no município, ambos com magnitudes preliminares calculadas em 1.8.

Foto: Reprodução/Sismos do Nordeste

Nas redes sociais, moradores relataram terem sentidos os tremores também nas cidades de São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Indianópolis, São João da Escócia, José Carlos de Oliveira e Maurício de Nassau, segundo a LabSis.

De acordo com pesquisadores da UFRN, essa região do Agreste de Pernambuco tem uma falha geológica da Placa Sul-Americana. Quando há uma pressão na placa tectônica, que fica mais próxima do oceano, a falha acaba sentindo a pressão, ocasionando os tremores.

O abalo sísmico foi registrado dias após a ocorrência de um tremor de magnitude 6.6 no mar próximo à costa do Ceará. O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) no domingo (6).

O epicentro do abalo, de acordo com a rede, fica a uma distância de 1.219 quilômetros a noroeste da cidade de Acaraú, no litoral do Ceará, e a 1.277 quilômetros ao norte de de Fortaleza. Os tremores foram detectados por todas as estações da rede oficial.

Há pouco mais de uma semana, uma série de tremores foi registrada na Bahia e fez tremer o solo de diversas cidades da região. Os abalos de origem tiveram magnitudes registradas entre 2.0 e 4.6.

(Edição: Leonardo Lellis)

Da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César e Neidinha Lima participam de audiência pública sobre a II Etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe

O evento foi organizado pelo MIDR, com parceria do DNOCS e o apoio do Governo do Estado do Piauí,...

Georgiano Neto diz que PSD está fazendo o dever de casa por vaga majoritária em 2026

Ele se referiu aos planos do partido que almeja fazer parte do time majoritário de Rafael Fonteles. O deputado estadual...

Guadalupe mantém tradição e realiza Dia do Vaqueiro com cavalgada, missa e homenagens

O evento é um destaque no calendário cultural do município, reforçando a fé e a devoção da comunidade local....

Adriana Sá destaca participação na Caravana Federativa em Teresina e presença do presidente Lula

Por Gleison Fernandes. A advogada Adriana Sá, pré-candidata do PT à prefeitura de Landri Sales, participou ativamente da Caravana Federativa...
spot_img

Quina de São João de R$ 200 milhões será sorteada neste sábado; veja como jogar

Os números serão revelados a partir das 20h. Prêmio é o maior da história do concurso especial e não...

Professores de pelo menos 25 universidades decidiram pelo fim da greve

Interrupção da paralisação não significa o retorno imediato às aulas Professores de pelo menos 25 universidades federais já decidiram pelo...
spot_img

Posts Recomendados