Tufão Lekima provoca 18 mortes e 1 milhão de pessoas evacuam a China

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador Wellington Dias (PT) e alguns de seus secretários de Estado estão no país em busca de investimentos para o Piauí.

O Tufão Lekima já provocou 18 mortes e 1 milhão de pessoas são evacuadas na China, onde está o governador Wellington Dias, do PT; os secretários Osmar Júnior (Governo), Wilson Brandão (Mineração, Gás, Petróleo e Energias Renováveis) e a superintendente de Contratos e Parcerias do Governo do Estado e; a jornalista Cínthia Lages, do Grupo de Comunicação Meio Norte.

Edifícios danificados são vistos em um canteiro de obras na cidade de Wenling, na província de Zhejiang, leste da China, após ser atingido pelo tufão Lekima Foto: STR / AFP

Segundo Cinthia Lages, os aeroporto na China estão fechados e serão liberados somente nesta terça-feira (13) na madrugada.

“Os ventos estão terríveis. A cidade de Shanghai funciona normalmente. Saí hoje mas quase não consigo voltar. Estou no hotel onde está o governador e sua comitiva porque ė mais seguro do que o meu. Tem muita destruição” adiantou Cínthia Lages.

https://youtu.be/7WGrHT-EU00

“Já são 18 mortos e 14 desaparecidos e um milhão evacuados da costa. Na província de Zheijiang, sul de Shanghai,  também tiraram 200 turistas” , adiantou Cínthia Lages.

Teve deslocamentos e deslizamentos de terra Aeroportos, trens e rodovias estão fechados. O tufão Lekima atingiu 1.887 quilômetros por hora. A China estávl em alerta Vermelho e o tufão Lekima é maior dos últimos 5 anos e tá na categoria de suipertufão.

Wellington Dias  e os secretários Osmar Júnior  e Wilson Brandão estavam voltando a pé para o  hotel e registaram imagens de árvores e equipamentos urbanos derrubados pelos fortes ventos.

A violenta passagem do tufão Lekima neste sábado (10) pelo leste da China, onde chuvas torrenciais são registradas, causou pelo menos 18 mortes e 16 desaparecimentos e provocou a evacuação de um milhão de pessoas.

Ondas de vários metros de altura atingiram a costa durante as primeiras horas deste sábado na província de Zhejiang, sul de Xangai.

De acordo com a rede pública de CCTV, esse deslizamento ocorreu na área metropolitana de Wenzhou.

https://youtu.be/e_RpbWMTDNc

As chuvas torrenciais causaram um deslizamento de terra em uma montanha que bloqueou um rio abaixo.

A água resultante do lago varreu tudo em seu caminho quando quebrou a barreira natural.

Pelo menos um milhão de pessoas foram evacuadas antes da chegada do tufão, informou a agência Xinhua. Mais de 100 mil foram realocados em abrigos temporários.

O alerta vermelho que foi ativado na sexta-feira (9) voltou a laranja quando Lekima estava indo para o norte e para a região de Xangai neste sábado, com ventos levemente menos fortes, deixando de ser um “supertifão” para virar um “tufão”.

https://youtu.be/I8N4PcIp2xA

As autoridades evacuaram cerca de 300 mil pessoas na área metropolitana de Shanghai, a capital econômica do país.

As viagens de trem de levitação magnética que ligam a cidade a um dos seus aeroportos foram suspensas e também a Disneylândia de Xangai fechou suas portas, pela primeira vez desde a abertura deste parque de diversões em 2016.

A CCTV divulgou imagens espetaculares de torrentes de lama que desciam de uma montanha, de uma estrada destruída, árvores desenraizadas, veículos semi-afundados ou salva-vidas em trajes laranja evacuando pessoas resgatadas.

O tufão já havia afetado Taiwan na sexta-feira (9), deixando nove feridos e milhares de casas sem eletricidade.

Em setembro do ano passado, o tufão Mangkhut levou à evacuação de dois milhões de pessoas, à destruição significativa em Hong Kong e a Macau e à morte de 59 pessoas nas Filipinas.

https://youtu.be/EmE0j47-C-g

Com informações do Meio Norte

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Patrimônio nacional’, cão caramelo será estrela em filme da Netflix

A produção promete surpreender com uma história que une humor, drama e a realidade dos cães de rua, trazendo...

Floriano realiza Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite

"A imunização em massa é crucial para mantermos as nossas crianças, a nossa cidade livre da poliomielite. Agradecemos a...

Sebrae realizará Piauí Sampa 2024 entre os dias 25 e 29 de junho

Mostra acontecerá no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae realizará...

Dia de conscientização alerta sobre preconceito contra albinismo

Condição genética atinge 21 mil brasileiros, diz secretaria Ainda cercado por muitos tabus e preconceitos, o albinismo, condição genética na...
spot_img

Papa Francisco se reunirá com Lula, Biden, Zelensky, Macron e Modi no G7

Perigos perversos da inteligência artificial devem ser um dos temas O papa Francisco se reunirá com os líderes do Brasil,...

Em publicação nacional, Piauí é reconhecido como potência mundial da energia verde

O Jornal Correio Brasiliense destaca o ousado plano de tornar o estado uma referência mundial na produção de hidrogênio...
spot_img

Posts Recomendados