Uespi estuda novo concurso para professor com 85 vagas ainda este ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está estudando a possibilidade de realizar um concurso para professor efetivo ainda este ano com 85 vagas.

O ex-governador Wellington Dias havia autorizado 60, no entanto, a instituição solicitou a governadora Regina Sousa o aumento de mais 15 vagas.

“Ela foi sensível e pediu para ver as questões legais. O processo está na PGE e estamos aguardando a devolutiva para poder sentar novamente com a governadora e poder definir a data de lançamento do edital”, disse o reitor da Uespi, Evandro Alberto.

A intenção da Uespi seria realizar o certame ainda este ano. “Mas por conta do período eleitoral a posse só aconteceria no próximo ano”, explica o reitor

Convocação de substitutos

Enquanto o concurso não sai, a Uespi vai ganhar o reforço de 176 professores substitutos. Eles integravam o cadastro de reserva de um teste seletivo realizado pela instituição no ano passado. O decreto com a convocação foi assinado pela governadora no dia 16 de maio.

“Nós tivemos a autorização para contratar 176 professores. O decreto foi assinado no dia 16 de maio. Hoje estamos com 10 dias. Está sendo feita a convocação destes professores. Eles precisam assinar o contrato, que são publicados no diário, e depois entram nas salas”, disse o reitor da Uespi, Evandro Alberto, ao Cidadeverde.com.

Do total, segundo o reitor, 136 já atenderam ao chamamento. “A medida quem assinam os contratos estão sendo encaminhados para as salas de aula. Já foram convocados 136, destes 17 não puderam assumir por questões documentais”, lembra o reitor.

Ainda de acordo com o reitor, a Uespi já estava há 5 anos sem realizar seletivo para professor substituto. “Fizemos em 2021 para 190 vagas que foram preenchidas e ai estamos chamando os classificados que ficaram como cadastro de reserva. Juntando os 190 com os 176 temos a quantidade de substitutos hoje”, declarou.

Para o reitor, a quantidade de profissionais contratados vai suprir a demandas dos cursos em todos os campi.

“Supre a necessidade do momento sim. De 2014 até agora, quando estes assumirem, será o melhor quadro de professores. O problema era a falta de professor, mas com essa contratação de agora a gente vai suprir”, finalizou.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...
spot_img

Posts Recomendados