Ulga Freitas perde diploma de vereadora em Marcos Parente após decisão do TRE-PI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes.

Em sessão judiciária ordinária por videoconferência, realizada na tarde desta terça-feira (13/05), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a unanimidade e de acordo com o parecer do procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, cassou o diploma de Ulga Freitas da Cunha, vereadora do município de Marcos Parente, eleita em 2024, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSD).

Foto: Gleison Fernandes – arquivo do Portal Cidade Luz na diplomação dos vereadores

A sessão online foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube e contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e os relatores do Recurso foram o juiz Edson Alves da Silva e a juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas como revisora.

O processo contra a vereadora foi ajuizado no Cartório da 46ª Zona Eleitoral em Guadalupe-PI através de um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), proposto pela Coligação Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PcdoB/PV) e pela promotora eleitoral da referida Zona, Francisca Silvia da Silva Reis. Na Ação, os representantes da Coligação e a Promotora acusam a vereadora de improbidade administrativa.

Alegam os representantes da Coligação e a promotora de Justiça da 46ª Zona Eleitoral que a vereadora está com os direitos políticos suspensos por 5 anos em face de condenação em uma Ação de Improbidade Administrativa no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com trânsito em julgado em 26/07/2021. Afirmam ainda que a vereadora está inelegível até 26/07/2026 conforme sentença do TJ-PI tornando inviável a diplomação da vereadora.

Em seu voto, o relator esclareceu que, considerando que a suspensão dos direitos políticos imposta em sentença foi pelo prazo de 05 anos, bem como que o trânsito em julgado ocorreu em 26/07/2021, a penalidade somente será extinta em 26/07/2026, impondo-se a desconstituição do diploma concedido à vereadora, Ulga Freitas da Cunha.

Quem desejar ter acesso as pautas de julgamentos basta entrar no site do TRE-PI na internet. O endereço eletrônico é www.tre-pi.jus.br/Pautas e Atas das Sessões. Os julgamentos também podem ser acompanhados, ao vivo, pelo canal oficial do Tribunal no YouTube onde também permanecem disponíveis para acesso posterior.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça do Trabalho do Piauí suspende demissão em massa na Agespisa

Foi determinada reintegração com pagamento de salários A Justiça do Trabalho suspendeu as demissões em massa de empregados da extinta...

Parada LGBT+ em SP com tema ‘envelhecer LGBT’ tem exército de leques, hino e multidão

O evento reuniu milhares de pessoas na Avenida Paulista na tarde deste domingo (22). A cantora Ludmilla foi a...

‘Somos uma família igual a todas as outras em muitos aspectos’, diz jovem na Parada LGBTQIA+

A 29ª edição da Parada LGBTQIA+ aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 22 Celebrar pela primeira vez...

Qual é a semente que promove a saúde celular, protege o coração e reduz a inflamação?

Além de nutritivas, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias As sementes de girassol são um alimento pequeno, mas poderoso, repleto de...
spot_img

Banco do Nordeste ultrapassa R$ 1 bilhão em crédito para o Programa Acredita no Primeiro Passo

Ação já beneficiou mais de 112 mil pessoas inscritas no Cadastro Único que desejam empreender, sendo 68% mulheres, somente...

O recado ‘evangélico’ de Claudia Leitte aos ao público gay

Cantora fez show na Micareta da San, em São Paulo Claudia Leitte está à frente de uma polêmica mais uma vez....
spot_img

Posts Recomendados