Vacinas contra covid vencem em Picos por falta de público; secretária faz alerta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Parte de um lote com 30 mil vacinas contra a Covid-19 venceram no Piauí.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o imunizante era sobra de outro estado e tinha um prazo de validade reduzido. Uma das cidades afetadas foi Picos onde as doses se perderam devido à baixa procura.

“Quando foi confirmado que as doses poderiam ser aplicadas em crianças a partir dos três anos, a expectativa foi grande. Mas houve a demora no envio das doses, os casos de Covid-19 também diminuíram e a população também não procurou. Isso resultou em algumas perdas, mesmo a gente tendo intensificado a vacinação em dias seguidos para dar oportunidade aos pais”, explica Tatiane Gil, secretária municipal de Saúde em Picos.

Com a perda, o município está sem doses de Coronavac destinada para crianças a partir de 3 anos. Tatiane Gil diz que aguarda a chegada de novas doses para intensificar novamente a campanha.

“Vamos aguardar uma nova remessa para fazer um cronograma. A partir disso, vamos fazer parcerias com as escolas para divulgar ainda mais essa vacinação. As pessoas precisam saber da importância de se completar o esquema vacinal para que essa doença não volte. Os adultos também precisar fazer a dose de reforço”, alerta a secretária. O número de doses recebidas e aplicadas no município não foi divulgada.

O lote com o prazo de validade reduzido chegou ao Piauí no dia 22 de agosto. Para evitar o máximo de perdas, a Sesapi informou, por meio de nota, que as doses foram encaminhadas para os municípios mais populosos, que teriam a capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante. O órgão garante que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas.

VEJA A NOTA DA SESAPI

Um lote de 30 mil vacinas, remanejadas de outro estado e encaminhadas ao Piauí, pelo Ministério da Saúde, no mês de agosto, tinha validade até o dia 31 do mês passado.

Dessa forma, em comum acordo com o Cosems, a Coordenação de Imunização, fez a distribuição apenas para os municípios mais populosos, que tinham capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante.

A Sesapi informa que as secretarias municipais tinham ciência da data de validade das vacinas e foram orientados a utilizar as doses apenas dentro do prazo determinado.

A Sesapi reitera que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas.

A Coordenação de Imunização está fazendo o levantamento das doses não utilizadas. Todas as vacinas vencidas serão recolhidas e devolvidas para o Ministério da Saúde.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Papa Francisco recebe ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano; veja o vídeo!

Pontífice trocou presentes com atual chefe do Banco do Brics em reunião privada O Papa Francisco se reuniu neste sábado...

Justiça restabelece norma do CFM que impede aborto após 22 semanas em casos de estupro

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação O Tribunal Regional Federal da 4ª...

Piauí tem alerta para chuva intensa em 108 município; Inmet aponta volume de até 100 mm

De acordo com o instituto, até o dia 29 de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar...

Agricultores familiares do Nordeste começam a receber microcrédito do programa Acredita

Ministro Wellington Dias participou, em Teresina (PI), de evento que celebrou a liberação de recursos do Banco do Nordeste OBanco...
spot_img

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo Tribunal Federal

Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir...

Brasileira Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Brasileira derrotou a argentina Yanina Lescano, em Liverpool Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia...
spot_img

Posts Recomendados