Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Venezuela barra observadores internacionais às vésperas de eleição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Avião saindo do Panamá levaria ex-presidentes da América Latina para acompanhar pleito, mas teve decolagem negada por Caracas

Um avião saindo do Panamá com destino à Venezuela, que levaria ex-presidentes da América Latina para acompanhar as eleições de domingo, 28, no país, teve a decolagem desautorizada devido a um bloqueio do espaço aéreo, afirmou nesta sexta-feira, 26, o presidente panamenho José Raúl Mulino.

Na semana passada, a Venezuela baixou um decreto para fechar seu espaço aéreo, marítimo e terrestre a partir da meia-noite de sexta-feira. O governo de Nicolás Maduro, que busca o terceiro mandato, alega que a medida visa garantir a segurança do pleito.

Hugo Barreto/Metrópoles

Entre os passageiros a bordo do voo comercial operado pela Copa Airlines estavam os ex-presidentes Mireya Moscoso (Panamá), Vicente Fox (México), Miguel Ángel Rodríguez (Costa Rica) e Jorge Quiroga (Bolivia), além da ex-vice-presidente colombiana Marta Lucía Ramírez – todos membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (Grupo IDEA), fórum que reúne ex-mandatários como os ex-presidentes brasileiro Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e argentino Mauricio Macri.

Segundo Mulino, a decolagem teria sido desautorizada por causa da presença do grupo. Uma segunda aeronave da mesma companhia aérea também teria tido a permissão de decolagem saindo do aeroporto internacional de Tocumen negada.

“Queríamos estar com vocês”, disse Moscoso aos passageiros na aeronave. “Dói na alma. Queremos uma Venezuela livre. (…) Vão votar e prestem atenção para que não roubem seu voto”, emendou, sob aplausos dos passageiros.

Na quarta-feira, o vice-presidente do Partido Socialista da Venezuela (PSUV) Diosdado Cabello já havia dito que expulsaria os ex-presidentes se eles pusessem os pés na Venezuela: “Não estão convidados. Se aparecerem no aeroporto, os expulsamos”, afirmou, chamando-os de “inimigos do país” e “fascistas”.

TSE do Brasil desistiu de acompanhar eleições

Também nesta semana, o ex-presidente argentino Alberto Fernández e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil desistiram de acompanhar presencialmente as eleições, alimentando receios sobre a lisura e transparência do processo eleitoral venezuelano.

Fernández, que é kirchnerista, afirmou ter sido demovido da viagem pelo governo venezuelano, que alegou ter “dúvidas sobre a imparcialidade” dele.

Já o TSE se incomodou com críticas de Maduro ao sistema eleitoral brasileiro. “Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo”, afirmou o tribunal, em nota.

Disputa a Presidência venezuelana com Maduro o candidato oposicionista Edmundo González Urrutia, que surgiu na disputa após o regime de Caracas invalidar outras duas candidatas anteriores.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí lidera crescimento em assassinatos de mulheres negras na última década

Entre 2013 e 2023, o crescimento foi de 58,6%, enquanto a média nacional apontou uma queda de 20,4%. O Piauí...

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em seis cidades do Piauí; Teresina e Floriano estão na lista

Parnaíba, Picos, Piripiri e São João do Piauí estão entre os municípios contemplados. POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO PCL O...

Carlo Ancelotti enfim fala sobre acerto com a seleção brasileira

Técnico italiano assume direção da canarinho no dia 26 de maio O italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid,...

INSS notifica nesta terça através do aplicativo, os aposentados que tiveram descontos indevidos

A mensagem será enviada pelo app Meu INSS a 9 milhões de beneficiários, que devem indicar se autorizaram ou...
spot_img

Policia Federal deflagra 5ª fase de operação que investiga venda de sentenças no STJ

Apurações identificaram rede de lavagem de dinheiro para dissimular supostas propinas e desvincular o ‘agente corruptor e o servidor...

Desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa distribuidoras do produto no estado

O risco de desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa os revendedores do produto no estado. Em entrevista...
spot_img

Posts Recomendados