Vício em jogos digitais faz crescer em 360% o número de afastamentos do trabalho 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Problema que atinge todas as faixas etárias, mas os jovens formam a maioria dos casos

Aumentou em mais de 300% o número de pessoas que precisam se afastar do trabalho para tratamento psicológico em consequência do vício em jogos digitais e online. Um problema que atinge todas as faixas etárias, mas os jovens formam a maioria dos casos. Os dados são do Ministério da Previdência Social.

“Vai completar 22 anos e sete meses ao mesmo tempo que eu não jogo. Nunca mais joguei”, revela uma das pessoas que foram viciadas em jogo, que não quis se identificar.

Mesmo tanto tempo longe dos jogos, as dívidas continuam. “O carro foi num dia, uma semana depois eu tinha perdido todo o dinheiro do carro. Tudo que tive de oportunidade, eu joguei, não teve jeito: dominó, baralho, caxeta, batidinha, bingo, maquininha, snooker, bilhar, eu jogava valendo”, complementa.

Fonte: Shutterstock

O vício mudou os planos de vida. Sonhos foram adiados. “Eu gostaria de, após aposentar, ir morar no interior, ter uma propriedade, mas ficou tudo de lado.”

Outro viciado, que também não quis ter a identidade revelada, conta que perdeu mais de R$ 1 milhão em 10 meses em jogos. “Uma tia minha vendeu um apartamento na época para quitar as minhas dívidas”, conta.

A especialista em segurança do trabalho, Cinthia Bueno, conta que o vício afeta o rendimento do dependente no trabalho. “Ela perde a sua atenção, diminui a entrega, atrasa a sua chegada ao trabalho. Há um aumento do que chamamos de absenteísmo, a ausência do trabalho”, revela.

Com o acesso cada vez mais na palma das mãos, o número de empregados afastados do trabalho devido ao vício em jogos aumentou 360% entre 2021 e 2023, segundo o Ministério da Previdência Social.

“Existe o amparo para as pessoas viciadas nos jogos, não é como anteriormente as pessoas eram recriminadas”, explica Cinthia.

Os dependentes ouvidos pelo SBT Brasil fazem parte da Jogadores Anônimos. Uma irmandade que funciona em quase todo o Brasil e ajuda dependentes a abandonarem o jogo.

“Jogadores Anônimos é uma terapia de espelho, onde um fala para o outro como está conseguindo viver melhor, tendo uma vida longe do jogo, longe da primeira aposta. Pode vir jogando, o único requisito para pertencer à irmandade é o desejo de parar de jogar”, explica um dos integrantes.

A Jogadores Anônimos oferece o apoio que o viciado não encontra em casa nem no trabalho. Os encontros presenciais acontecem duas vezes por semana e as reuniões online são diárias.

“Eu entendi que sou doente. Antes, quando eu tava com vontade, não tinha pra quem ligar. Agora eu tenho, só depende de mim”, relata uma mulher que faz parte do grupo e não quis ter o nome revelado.

Mesmo com pouco tempo após buscar ajuda, ela já sente a diferença. “Faz seis anos que eu não sento na mesa para almoçar com a minha família. Eu faço almoço, corro para o quarto, finjo que vou ver televisão, que eu não tô com fome. No tempo que eles estavam almoçando, eu ficava jogando. Domingo, eu consegui fazer um almoço, sentar, e eu sentei. Aí a minha neta de 14 anos me aplaudiu, então eu tô no caminho certo”, complementa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fuzil AR-15, reação de sniper e mais: veja os detalhes do atentado contra Donald Trump

Trump foi alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). Atirador foi morto e teve amostras...

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dia do Homem e do Motorista

Na programação constam atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos e ações educativas. A Secretaria de Estado da...

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral estão abertas até quinta-feira, 18, às 18h. As inscrições para o...

PRF registra aumento de 166% na recuperação de veículos roubados no Piauí

Somente neste ano, 170 veículos roubados, furtados, adulterados ou apropriados indevidamente foram recuperados no Piauí. Nos primeiros 10 dias de...
spot_img

Piauí tem municípios com alerta de baixa umidade e de vendaval até 16 de julho

Com alerta amarelo estão 143 cidades, onde a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e...

Preço do diesel sobe quase 4 vezes mais que a inflação, diz ValeCard

Enquanto isso, conforme a pesquisa, a inflação medida pelo IPCA no mesmo período foi de 4,23% Os preços do diesel...
spot_img

Posts Recomendados