Ativar para ir para o player da Audima

Inteligência Artificial no caminho do reforço da segurança urbana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O papel da Inteligência Artificial em nossos dias é cada vez maior. Essa tecnologia já está sendo implementada em várias ferramentas do cotidiano. Saiba como ela irá, também, reforçar a segurança de nossas cidades.

Os usos da Inteligência Artificial (IA) são bem diversos. O mais provável é que, nesse momento, seu banco digital, seu cassino online e até seu GPS já estejam utilizando alguns dos princípios dessa tecnologia.

Muito utilizada para acentuar a segurança online, essa ferramenta tem sido estudada como um forte mecanismo de cibersegurança, que ajuda a garantir uma experiência mais tranquila para os usuários da Internet.

Além de contribuir para a segurança online, no entanto, essa tecnologia de IA pode também vir a inovar a segurança urbana do Brasil, com a implementação de sistemas inteligentes que prevejam a probabilidade da ocorrência de assaltos em algumas regiões.

Saiba mais sobre o potencial uso da IA na proteção dos transeuntes dos meios urbanos brasileiros e saiba o que já está sendo feito nesse sentido.

Uma experiência paulista de IA

São Paulo, como sabemos, é uma cidade com inúmeros assaltos e a IA está sendo estudada por pesquisadores locais, no sentido de identificar os locais da metrópole onde esses assaltos mais decorrem.

Com a intenção de reduzir o crime na cidade, pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria têm, com o financiamento da FAPESP, desenvolvido ferramentas de IA que ajudam os órgãos de segurança pública da cidade a prever com maior precisão a probabilidade de ocorrência de crimes em determinados locais, o que permite a implementação de medidas de prevenção, que possam evitá-los.

Os testes, na sua maioria da área da matemática e da computação têm apresentado análises complexas mas que facilitam a identificação das probabilidades de ocorrência criminal.

Vantagens no uso da IA para a segurança urbana

Algumas das zonas mais afetadas pela criminalidade no Brasil são no entorno das escolas, em pontos de ônibus ou em estabelecimentos comerciais, sendo ainda comum, nas ruas próximas desses locais, o assalto a transeuntes ou o roubo de carros.

Nesses locais, tão repletos de pessoas, conseguir aceder a dados com georeferência pode fazer toda a diferença no combate da criminalidade e é isso que as ferramentas de IA permitem fazer, com base em estatísticas.
A implementação das ferramentas de IA nas cidades brasileiras tem como principal vantagem o fato de permitir uma ação preventiva, que evite a ocorrência dos assaltos, em vez de permitir a ação no momento do ato. Assim, se torna possível aplicar medidas que tornem as ruas mais seguras no primeiro momento.

Além de detectarem a zona mais provável de ocorrência dos assaltos, essa tecnologia irá ainda permitir a avaliação do índice e dos padrões da criminalidade, ajudando a compreender melhor, também, como se movimentam e atuam os criminosos nas regiões urbanas.

Toda essa análise da situação, com recurso à Inteligência Artificial, irá facilitar a ação das forças de segurança, reduzindo a margem de erro e permitindo uma reação mais rápida.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Exportações piauienses crescem 45% mesmo após tarifaço dos EUA

O Piauí acumulou mais de US$ 155 milhões, o equivalente a quase R$ 829 milhões, em exportações no último...

Papa Leão XIV critica ricos em 1º documento de alto nível de seu papado

O papa Leão XIV criticou a forma como os ricos vivem em uma "bolha de conforto e luxo" na...

Etipi leva tecnologia e aprendizado para o Inova IFPI em Floriano

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem colaborado ativamente com instituições de ensino em todo o...

Rendimento médio mensal do trabalhador piauiense é menor que um salário mínimo, revela IBGE

Salário médio que o trabalhador recebe por mês é o quarto menor do Brasil. Pesquisa revela ainda que, a...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe conclui vacinação antirrábica na zona rural com 1.246 animais imunizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em...

Caminhão da Mamografia inicia atendimentos em Guadalupe e deve realizar cerca de 400 exames até o dia 14 de outubro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta quinta-feira (9), teve início os atendimentos do Caminhão da Mamografia...
spot_img

Posts Recomendados