Cidades Inteligência Artificial no caminho do reforço da segurança urbana

Inteligência Artificial no caminho do reforço da segurança urbana

-

O papel da Inteligência Artificial em nossos dias é cada vez maior. Essa tecnologia já está sendo implementada em várias ferramentas do cotidiano. Saiba como ela irá, também, reforçar a segurança de nossas cidades.

Os usos da Inteligência Artificial (IA) são bem diversos. O mais provável é que, nesse momento, seu banco digital, seu cassino online e até seu GPS já estejam utilizando alguns dos princípios dessa tecnologia.

Muito utilizada para acentuar a segurança online, essa ferramenta tem sido estudada como um forte mecanismo de cibersegurança, que ajuda a garantir uma experiência mais tranquila para os usuários da Internet.

Além de contribuir para a segurança online, no entanto, essa tecnologia de IA pode também vir a inovar a segurança urbana do Brasil, com a implementação de sistemas inteligentes que prevejam a probabilidade da ocorrência de assaltos em algumas regiões.

Saiba mais sobre o potencial uso da IA na proteção dos transeuntes dos meios urbanos brasileiros e saiba o que já está sendo feito nesse sentido.

Uma experiência paulista de IA

São Paulo, como sabemos, é uma cidade com inúmeros assaltos e a IA está sendo estudada por pesquisadores locais, no sentido de identificar os locais da metrópole onde esses assaltos mais decorrem.

Com a intenção de reduzir o crime na cidade, pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria têm, com o financiamento da FAPESP, desenvolvido ferramentas de IA que ajudam os órgãos de segurança pública da cidade a prever com maior precisão a probabilidade de ocorrência de crimes em determinados locais, o que permite a implementação de medidas de prevenção, que possam evitá-los.

Os testes, na sua maioria da área da matemática e da computação têm apresentado análises complexas mas que facilitam a identificação das probabilidades de ocorrência criminal.

Vantagens no uso da IA para a segurança urbana

Algumas das zonas mais afetadas pela criminalidade no Brasil são no entorno das escolas, em pontos de ônibus ou em estabelecimentos comerciais, sendo ainda comum, nas ruas próximas desses locais, o assalto a transeuntes ou o roubo de carros.

Nesses locais, tão repletos de pessoas, conseguir aceder a dados com georeferência pode fazer toda a diferença no combate da criminalidade e é isso que as ferramentas de IA permitem fazer, com base em estatísticas.
A implementação das ferramentas de IA nas cidades brasileiras tem como principal vantagem o fato de permitir uma ação preventiva, que evite a ocorrência dos assaltos, em vez de permitir a ação no momento do ato. Assim, se torna possível aplicar medidas que tornem as ruas mais seguras no primeiro momento.

Além de detectarem a zona mais provável de ocorrência dos assaltos, essa tecnologia irá ainda permitir a avaliação do índice e dos padrões da criminalidade, ajudando a compreender melhor, também, como se movimentam e atuam os criminosos nas regiões urbanas.

Toda essa análise da situação, com recurso à Inteligência Artificial, irá facilitar a ação das forças de segurança, reduzindo a margem de erro e permitindo uma reação mais rápida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Venezuela vai enviar ao Brasil cerca de 8 caminhões com oxigênio

Entre os 8 veículos, estão incluídos dois que deveriam ter saído na sexta do país, mas que, segundo Caracas,...

Prefeitura de Guadalupe assegura transporte gratuito para alunos que prestaram as provas do Enem

A prefeita Neidinha Lima e a secretaria de educação Lorena Rocha afirmaram que o transporte, apesar de não ser...

“Amulate”: Gyselle Soares produz filme piauiense e busca patrocínio

As gravações estão previstas para começar no segundo semestre deste ano em cidades do Piauí, Rio de Janeiro e...

‘Deixa o cara governar’, diz Hamilton Mourão sobre Bolsonaro

O vice-presidente disse que não identifica hoje nenhum adversário capaz de derrotar o presidente Jair Bolsonaro. O vice-presidente Hamilton Mourão...

Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus

O cantor sertanejo postou na manhã deste sábado (16) em suas redes sociais uma imagem de um Boeing carregado...

Itália suspende voos vindos do Brasil devido a crise da Covid-19

O país suspendeu neste sábado (16) voos vindos do Brasil, informou o Ministério da Saúde italiano. O Ministério da Saúde...

Posts Recomendados