Destaques Inflação faz juro ficar negativo e ter pior rendimento...

Inflação faz juro ficar negativo e ter pior rendimento do milênio

-

O Banco Central decidiu mais uma vez neste mês por manter o piso dos juros do país, a taxa Selic, em 2% ao ano. O problema é que a inflação continuou subindo – em novembro, a alta foi de 4,3% em 12 meses.

Os números deixam claro que o aumento dos preços já passou com folga os rendimentos de quem investiu em alguma aplicação que remunere o mesmo que a Selic ou menos. Isso significa que esse investimento até rendeu um pouco, mas o que perdeu de valor por conta do avanço de preços foi maior.

É o que aconteceu com aplicações como a poupança, o Tesouro Selic, fundos DI e CDBs, LCAs e LCIs que remuneram até 100% do CDI. O CDI é uma taxa usada pelos bancos que é praticamente igual à Selic, ou seja, está próxima dos 2% ao ano atualmente também.

E o pior: a perspectiva é de que os juros básicos continuarão nesse nível ainda por algum tempo, o que significa que o rendimento de boa parte da renda fixa deve continuar perdendo para a inflação ao longo de 2021 inteiro, pelo menos.

Essa variação já foi negativa em alguns outros momentos espalhados pelo passado, consideradas apenas as altas mensais dos juros e dos preços. Nos meses seguintes, porém, o jogo logo se invertia de novo e o saldo do ano sempre acabava positivo para os investidores.

Esta é a primeira vez, porém, que os juros ficam negativos ao fim de um ano inteiro. E não foi pouco negativo. Até novembro, o rendimento do CDI em 12 meses foi de 3%, enquanto a inflação chegou nos 4,3%. A perda real, com isso, é de 1,3%.

É o pior desempenho desde pelo menos 2001, de acordo com cálculos feitos pelo coordenador do Laboratório de Finanças do Insper, Michael Viriato.

Consideradas as variações mensais, o CDI já está perdendo para a inflação há seis meses seguidos, também o maior período sem ganhos reais mensais nessas duas décadas. Em novembro, o CDI rendeu 0,15%, enquanto a inflação foi 0,9%.

Ainda há luz na renda fixa

Apesar do prognóstico desolador para os rendimentos, especialistas reforçam que existe muita vida na renda fixa para além da Selic e do CDI básicos.

“Aqui, estamos falando de apenas um tipo de investimento específico, que são os títulos de renda fixa de curto prazo, alta liquidez e baixo risco”, disse Viriato, do Insper, mencionando os clássicos como a poupança e o Tesouro Selic, único título do Tesouro Direto que remunera exatamente a Selic.

“Para ganhar mais, a pessoa vai ter que planejar um pouco melhor. Imagina se ela guarda o dinheiro da aposentadoria em títulos que pagam só a Selic ou o CDI? Quando chegar lá já não vai valer mais nada.”

É possível encontrar títulos públicos, de bancos (CDBs, LCAs e LCIs) e também emitidos por empresas, caso das debêntures, pagando mais.

Um dos principais segredos passa por aplicar em títulos com prazos de investimentos mais longos, o que, por outro lado, exige melhor programação, já que o resgate antes da data final pode não ser possível ou implicar em perdas.

Ações para todos, mesmo que pouco

Valter Police, planejador fiduciário da gestora de investimentos Fiduc, reforça a necessidade cada vez maior de diversificar a carteira para além da renda fixa.

Ele menciona alternativas como ações, fundos multimercados, fundos imobiliários e também investimentos no exterior. São opções que vão ocupar um espaço maior ou menor no portfólio ao lado da renda fixa de acordo com o perfil e objetivos de cada um.

“A gente não recomenda para nenhum cliente ter 100% em renda fixa, mesmo os mais conservadores. A única exceção é quando a pessoa só tem o dinheiro da reserva de emergência”, disse.

“É claro que para aqueles com perfil superconservador, estamos falando de um pedaço bem pequeno em renda variável, de 3% ou 4%.”

Reserva de emergência negativa

A única fronteira que fica sem muita opção de rendimentos melhores em um Brasil onde os juros básicos seguirão menores do que a inflação é o investimento que compõe a reserva de emergência.

Trata-se do dinheiro que tem sempre que estar fácil à mão para imprevistos e necessidades do dia a dia. Neste caso, é difícil fugir das opções mais básicas e menos rentáveis como o Tesouro Selic, a poupança, fundos DI e CDBs com resgate diário, que pelo menos dão a facilidade de sacar o dinheiro a qualquer momento sem perdas.

“A reserva não tem jeito, ela não vai render muito e pode até tirar algo de você, por conta da inflação”, disse Police.

“E isso, na verdade, não tem importância. O papel dela não é fazer o patrimônio crescer, é estar em um lugar seguro e disponível para que você possa usar. Os investimentos relevantes serão aqueles feitos com o restante do dinheiro, visando o médio e longo prazo.”

Com informações da CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seduc define que aulas do primeiro semestre serão remotas no Piauí

A medida foi tomada pelo Secretário de Educação, Ellen Gera, para evitar a disseminação da covid-19 entre os estudantes. O...

Prefeita e secretário acompanham a vacinação dos profissionais de saúde em Guadalupe

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, o público-alvo da primeira fase da campanha de imunização são os profissionais...

Prefeita e secretária de educação de Guadalupe apresentam os novos dirigentes das escolas municipais

A prefeita Neidinha Lima e a secretária Lorena Rocha Antunes apresentaram oficialmente a nova equipe de diretoras e coordenadoras...

Prefeita Neidinha visita Rua Furtuoso José e conversa com moradores após via ganhar pavimentação asfáltica

A via que foi asfaltada recentemente dá acesso ao Hospital Pedrina Silveira e liga o Centro da cidade ao...

Inter massacra São Paulo com futebol de campeão e vira líder do Brasileirão

Após goleada por 5 a 1 em pleno Morumbi, Colorado fica dois pontos à frente do agora segundo colocado. Morumbi,...

Alemanha detecta mais 30 casos de peste suína africana em javalis selvagens

A doença não afeta humanos, mas é fatal para porcos. Mais 30 casos de peste suína africana (PSA) foram detectados...

Posts Recomendados