Geral Vitamina A para a pele: benefícios e como usar

Vitamina A para a pele: benefícios e como usar

-

A vitamina A é antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para a melhora da acne, manchas e flacidez.

A vitamina A é um micronutriente muito importante para manter a integridade da pele, sendo responsável pela renovação celular e produção de novas fibras de colágeno.

Ela também possui efeito antioxidante e, por conta disso, ajuda a evitar a ação dos radicais livres nas células, contribuindo para impedir o surgimento de doenças de pele. A vitamina A é rica em benefícios, principalmente quando usada de maneira correta. Confira abaixo:

Female applying moisturizing cream after bath

Benefícios da vitamina A para a pele

Auxilia na renovação celular
Auxilia na produção de novas fibras colágeno
Melhora a flacidez da pele
Diminui linhas finas de expressão
Age contra o fotoenvelhecimento
Contribui para o tratamento da acne.

Como usar vitamina A no rosto

O uso da vitamina A pode ser tópico ou por via oral, sendo que as duas opções são recomendadas para funções diferentes.

Segundo a dermatologista Ana Livia Bagatini, a cápsula de vitamina A para via oral geralmente é indicada para tratamento de acne inflamatória. Já na forma de cremes, para auxílio no controle da acne, melhora de manchas e flacidez.

“Quando o uso é tópico, esse deve ser realizado à noite e o rosto deve ser lavado pela manhã, não podendo se expor ao sol com uso dos retinóides”, recomenda.

Vale ressaltar ainda que a vitamina A por via oral é uma medicação e pode causar dano ao embrião ou feto durante a gestação, portanto deve ser prescrito e indicado em consulta médica.

Para potencializar os efeitos da vitamina A é indicado associar o uso ao hidratante. “Gosto de associar o hidratante tanto para tratamento via oral como com cremes, pois a vitamina A age no controle da secreção das glândulas sebáceas, levando ao ressecamento da pele”, ressalta a dermatologista.

Dessa forma, escolher um bom hidratante que atenda as necessidades da sua pele é primordial na hora de fazer uso da vitamina A a fim de obter bons resultados.

Vitamina A para pele acneica

De acordo com a dermatologista Ana Livia Bagatini, a isotretinoína é um retinóide derivado da vitamina A e amplamente utilizada para o tratamento da acne, já que interfere na atividade da glândula sebácea levando à redução do tamanho da glândula sebácea em mais de 90%.

Sua propriedade anti-inflamatória ajuda a reduzir a secreção sebácea, isso faz com que altere o microambiente folicular, consequentemente, diminuindo a quantidade de bactérias e reduzindo sua capacidade de causar inflamação.

Escrito por Raisa Cavalcante
Redação Minha Vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bill Gates se torna o maior proprietário de terras agrícolas dos Estados Unidos

O bilionário, filantropo e fundador da Microsoft agora também pode ser considerado o maior proprietário de terras agrícolas dos...

Piauí registra 10 mortes e 672 casos de Covid-19 em 24h

Os casos confirmados no estado somam 151.046 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus...

Secretaria de Saúde registra mais 14 novos casos da Covid-19 em Guadalupe

Boletim divulgado nesta sexta-feira (15), pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que os casos confirmados somam 405, os recuperados...

20 milhões de pessoas ainda terão saque do auxílio emergencial em janeiro

Calendário de pagamento segue até 27/01, serão pagas parcelas do auxílio original, de R$ 600, e do auxílio extensão,...

Ônibus que saiu do Piauí sofre acidente na Bahia e causa a morte de 05 pessoas

O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira (15), na BR-135, altura da cidade de Barreiras. Cinco pessoas morreram e ao...

Europa ultrapassa os 30 milhões de casos da Covid-19

As mortes pelo novo coronavírus já estão se aproximando dos dois milhões no continente. A Europa ultrapassou nesta sexta-feira, 15,...

Posts Recomendados