Wellington Dias sanciona projeto que autoriza empréstimo bilionário para o Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador havia encaminhado o pedido de autorização para o empréstimo para a Assembleia Legislativa do Piauí. O pedido foi aprovado pelos deputados estaduais e agora o governador sancionou.

O governador Wellington Dias (PT) sancionou no dia 13 de agosto o projeto de lei de nº 7.243, de 13 de agosto, que autoriza o governo a contratar operação de crédito que pode chegar até o limite de R$ 1,5 bilhão, que será usado para o pagamento de precatórios.

Wellington Dias – PT

Wellington Dias havia encaminhado o pedido de autorização para o empréstimo para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O pedido foi aprovado pelos deputados estaduais e agora o governador sancionou.

Consta no projeto de lei sancionado, que para a garantia da operação de crédito e dos encargos, o poder executivo fica autorizado a ceder ou vincular em garantia as cotas de repartição constitucional, complementadas pelas receitas tributárias ou outros recursos que, com tenham a mesma finalidade.

O Governo do Piauí ainda terá que constar anualmente no orçamento do estado, os recursos necessários ao atendimento das despesas e demais encargos decorrentes da operação de crédito. Wellington Dias ainda fica autorizado a antecipar, mediante licitação, os créditos de precatórios em face de outros entes federativos, assim como em despesas na área da educação, inclusive na capitalização do fundo de previdência dos servidores públicos na proporção dos benefícios previdenciários dos servidores da área da Educação.

Novo empréstimo

O governador deve encaminhar para a Assembleia Legislativa um novo projeto de lei pedindo autorização de empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão, para que o valor seja usado apenas na área de infraestrutura.

União autoriza empréstimos

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, na quarta-feira (14), que apenas 10 estados da federação, entre eles o Piauí, podem contrair empréstimos com a garantia da União. Para ter acesso ao empréstimo, os estados precisam ter nota A ou B na capacidade de pagamento. O Piauí saiu da nota C para B e está apto a realizar empréstimos. Para dar as notas, o Tesouro Nacional analisa a capacidade de pagamento, apura a situação fiscal dos estados, com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa.

Bárbara Rodrigues

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em crise na gestão, Doutor Pessoa busca ampliar base e é rejeitado

O prefeito de Teresina busca a reeleição, mas ainda não encontrou seu candidato a vice. Mesmo estando no comando do...

Nova Caderneta da Criança atualiza teste para detecção de autismo

A nova edição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania fornece um teste para detecção precoce de risco...

Médico do IML de Floriano é investigado pelo Ministério Público

O procedimento preparatório de inquérito civil foi instaurado pela promotora Ana Sobreira Botelho Moreira em 12 de junho deste...

Assembleia pede explicação à UFPI sobre demora para homologar resultado de eleição

Demora do reconhecimento do resultado da eleição para reitor preocupa presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva. O presidente da Assembleia...
spot_img

Cigarros eletrônicos ‘Vapes’ provocam seis vezes mais intoxicação por nicotina que o cigarro comum

Atualmente, 3% da população do Brasil utiliza cigarros eletrônicos O cigarro eletrônico, conhecido como vape, provoca até seis vezes mais...

Antônio Reis assina ordens de serviço para construção de praça e melhorias no aterro sanitário de Floriano

"Essas obras são de suma importância para a população florianense, que receberá mais um espaço de lazer e convivência",...
spot_img

Posts Recomendados