Uma realização da prefeitura através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, com a parceria do Conselho Municipal da Assistência Social, CRAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, no prédio da Secretaria de Assistência Social, e abordou o tema: “Assistência Social – Direito do Povo, Com Financiamento Público e Participação Social”.
A solenidade de abertura contou com a presença da prefeita Neidinha Lima, Dra. Ana Lúcia Policarpo da Cruz Gomes (Secretária de Assistência Social), vereadora Hélvia Almeida, Paulo Rocha (Sec. de Saúde), Irmão AD (Sec. de Governo), Ramídio Leite (Coordenador CRAS), Vanessa Cavalcante (Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social), Vitória Régia (Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes), Nailiê Moreira (Conselho Tutelar) e Pastor Edílson Araújo.
Participaram também do ato cerca de 200 alunos, entre estudantes da Escola Agrotécnica “CEEPRU (Rede Estadual) e Escola CEDEG (Rede Municipal), membros do Conselho Tutelar, autoridades políticas, diretores e professores e representantes de outras áreas da sociedade.
Durante a abertura, a secretária Dra. Ana Lúcia ressaltou a importância de todos estarem participando e apresentando idéias e propostas para formulação do documento final da conferência.
A prefeita Neidinha Lima destacou a importância da participação de toda a sociedade, em especial dos jovens, que estavam presentes em grande número. Ela lembrou que foi durante a sua gestão como secretária de assistência social em 1997, que foi realizada a primeira conferência da cidade.
A prefeita lembrou que o sexo feminino precisa lutar contra tanta violência que está surgindo conta ás mulheres, com vários acontecimentos de feminicídio. Ela pediu que as mulheres, de forma especial as mais jovens, não aceitem serem controladas por uma pequena quantidade de homens que vê a mulher como uma propriedade sua, e muitas vezes usam de todo tipo de violência para submeterem as suas companheiras às suas próprias vontades. “É preciso dar um basta nesta situação”, finalizou a prefeita.
A conferencia contou com o trabalho das participantes do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Piauí), Andreza Cunha (Assessora Técnica), e Socorro Moura Cardoso (Secretária Executiva).
Após o momento cultural, onde contou com a participação da jovem cantora Maria Laura e do grupo de Capoeira, do professor Luciano, foram dado início os trabalhos.
A conferencista Socorro Moura ministrou a palestra sobre a Conferência Magna -“Assistência Social — Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.
Num segundo momento foram formados os grupos de trabalhos e discutidos os eixos temáticos e a elaboração do relatório final, que ficou a cargo da painelista Andreza Cunha.
Foram eleitos para delegados a Conferência Estadual:
Representantes da Organização Governamental (Poder Público)
Titular – Ramídio Leite
Suplente – Vitória Régia
Representantes da Organização Não Governamental
Titular – Mikael Silva
Suplente – Vanessa Cavalcante