2024 começa com recorde: Janeiro é o 8º mês mais quente da história

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desde junho de 2023, cada mês tem sido o mais quente já registrado para o período

O observatório europeu Copernicus divulgou nesta quinta-feira (8) dados alarmantes: Janeiro de 2024 foi o oitavo mês consecutivo com recordes de temperatura, confirmando uma tendência preocupante de aquecimento global.

Desde junho de 2023, cada mês tem sido o mais quente já registrado para o período. Como consequência, 2023 foi oficialmente o ano mais quente da história, e 2024 segue um ritmo igualmente preocupante.

Em janeiro de 2024, a temperatura média do ar de superfície atingiu 13,14°C, 0,70°C acima da média de janeiro entre 1991 e 2020. Esse valor supera em 0,12°C o recorde anterior, estabelecido em janeiro de 2020.

Reprodução

A temperatura média global nos últimos doze meses (fevereiro de 2023 a janeiro de 2024) também é a mais alta já registrada, 0,64°C acima da média de 1991-2020 e 1,52°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.

Os oceanos também não escaparam da onda de calor. A temperatura média da superfície do mar global para janeiro de 2024 atingiu 20,97°C, um novo recorde para o mês. Este valor é 0,26°C mais quente do que o janeiro mais quente anterior (2016) e o segundo valor mais alto para qualquer mês no conjunto de dados do Copernicus, empatado com agosto de 2023 (20,98°C).

A sequência de recordes de temperatura e a confirmação de 2023 como o ano mais quente da história servem como um alerta urgente sobre a necessidade de medidas contundentes para combater o aquecimento global. A comunidade científica reforça que a mitigação dos impactos da crise climática é um desafio que exige uma resposta global e imediata.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção da cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...
spot_img

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...
spot_img

Posts Recomendados