Novas manchas de óleo reaparecem em oito praias do Nordeste

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pelas manchas de óleo que atingem a região Nordeste desde 2 de setembro.

Novas manchas de óleo foram encontradas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), os pontos mais críticos foram as praias de Búzios e Tabatinga.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Também foram detectados vestígios de óleo nas Praias do Amor e do Giz, ambas em Tibau do Sul; em Camurupim, no município de Nísia Floresta; e em Pirangi do Norte, em Parnamirim. Ainda segundo o Idema, a Organização não Governamental (ONG) Oceânica afirma ter identificado, durante mergulhos na área dos Parrachos, em Pirangi do Norte, “pequenas manchas flutuantes” de óleo.

Nota divulgada pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal informou que foram mobilizadas equipes para atuar na limpeza de oito praias, onde foi observado o reaparecimento de óleo.

As praias estão localizadas em cinco estados da região do nordeste, sendo elas: Via Costeira e Búzios-RN, Conceição e Itapuama-PE, Japaratinga e Piaçabuçu-AL, Abaís-SE, Morro de São Paulo e Moreré-BA. As equipes de limpeza prontamente combateram as manchas de óleo nesses locais. 

Em Moreré-BA foi observado presença de manchas e, em Japaratinga, foram visualizadas apenas pelotas. Ambas as praias estão em processo de limpeza.

Equipes de limpeza atuaram no manguezal de Mambucaba-PE com um total de 30 militares da Marinha, sendo 3 mergulhadores, e 50 do Exercíto. As vistorias por navios, o monitoramento aéreo e as ações de limpeza irão continuar até o encerramento das reincidências desse óleo nas praias nordestinas. 

Nesta segunda-feira, foram empregados 8 navios e 80 viaturas da Marinha, totalizando mais de 2 mil militares, 6 aeronaves, sendo uma da Marinha, 2 helicópteros da Força Aérea Brasileira, 2 helicópteros do Ibama e 1 helicóptero da Petrobras.

O óleo atingiu a região do Nordeste desde 2 de setembro. As causas do vazamento ainda são desconhecidas. Até agora foram afetadas 254 localidades, em 92 cidades da região.

MPT cria grupo para apurar impactos

O Ministério Público do Trabalho informa que o procurador-geral, Alberto Balazeiro, instituiu nesta segunda-feira (28) um grupo de trabalho “para apurar os impactos na saúde e na economia de trabalhadores afetados pelo vazamento de óleo no litoral brasileiro”. O grupo ficará sob a coordenação da procuradora Flávia Bauler.

Com informações do Do R7, com Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Presidente defende mutirão contra a violência de gênero O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que...

Em 2026, Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias; saiba os detalhes

Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano Até o fim de 2026, o governo pretende financiar 3...
spot_img

Posts Recomendados