Piauí terá Televigilância em 28 cidades e nos presídios estaduais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde desta sexta-feira (7), com gestores das secretarias de Segurança, Justiça e Fazenda.

O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde desta sexta-feira (7), com gestores das secretarias de Segurança, Justiça e Fazenda, para discutir o Projeto Integrado de Televigilância a ser implantado no Piauí. O sistema inteligente prevê a utilização de câmeras avançadas para auxiliar no trabalho da polícia, monitorar o sistema prisional e combater a evasão de divisas.

“Queremos, em 30 dias, ter o edital para o pregão e contratar o quanto antes esta solução que vai nos permitir oferecer um serviço mais eficiente, especialmente na área de segurança pública”, explicou Dias.

Foto: Roberta Aline

O projeto prevê a instalação de 410 câmeras, espalhadas por 28 cidades, interligadas a três Centros de Comando de Operações (CCOs) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos. As câmeras possuem recursos avançados e fornecem informações precisas para a adoção de medidas de combate e controle de violência. “Todas (as câmeras) têm sistema analítico inteligente. Detectam placa de veículos e registram em banco de dados e dependendo da importância, avisa ao centro de comando e controle, possibilitando, por exemplo, localizar um carro roubado”, explica o delegado Carlos César Camêlo, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

No sistema prisional, está prevista a instalação de 50 câmeras inteligentes. Cada uma das 17 unidades prisionais terá pelo menos duas câmeras de reconhecimento facial. A Colônia Agrícola Major César Oliveira deve ganhar 16 câmeras térmicas, além de sensores perimetrais que identificam a aproximação de pessoas nos muros e cercas da estrutura física, emitindo alertas de fuga. Serão instaladas também 34 salas de vídeo audiência, permitindo que os presos participem de sessões necessárias para o andamento processual, sem a necessidade de deixar o presídio.

“Trará ainda mais modernização, com redução de custo e maior segurança para o sistema sem deslocamento de presos. É algo cobrado pelo poder judiciário e teremos ótima repercussão na rotina dos presídios”, avalia o secretário de Justiça e Cidadania, Carlos Edílson.

A Secretaria de Estado da Fazenda participará do sistema integrado de televigilância, monitorando as divisas estaduais para a cobrança de impostos. Participaram também da reunião virtual o comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho; a superintendente da Suparc,Viviane Moura; o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí inicia transição da prestação dos serviços da Agespisa para Aegea

O contrato com a concessionária foi assinado no final de dezembro de 2024. O Governo do Estado, por meio da...

Salário de Lula, ministros do STF e deputados sobe para R$ 46 mil em fevereiro

A mudança foi prevista em uma lei aprovada no Congresso Nacional e publicada em 9 de janeiro de 2023. A...

Guadalupe anuncia matrículas abertas até 31 de janeiro, programa integral e novo fardamento na rede municipal

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa...

Polícia prende padrasto acusado de envenenar família em Parnaíba; quatro pessoas já morreram

O suspeito deve responder pelos crimes de homicídio e feminicídio A Polícia Civil do Piauí confirmou que Francisco Pereira, de...
spot_img

José Roberto segue na Secretaria de Cultura e anuncia novos projetos para Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente a permanência de José Roberto...

Meta promete se aliar a Donald Trump contra países que regulam redes sociais

Empresa anuncia o fim do programa de checagem de informações. Citando suposta censura nas redes sociais, a Meta – companhia...
spot_img

Posts Recomendados