Em pronunciamento, Bolsonaro fala em compromisso com Constituição e democracia

-

Em um pronunciamento de 3 minutos veiculado em cadeia nacional de TV e rádio na noite da segunda-feira (7), pela comemoração do 198º aniversário da Independência do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro exaltou as lutas por liberdade e independência do povo brasileiro ao longo de sua história e afirmou seu compromisso com a democracia e a Constituição.

Bolsonaro destacou a importância de o país não se submeter aos interesses de outras nações – em referência à declaração da Independência de 1822 – e também exaltou diferentes momentos em que o país lutou por democracia ao longo desses dois séculos, incluindo em seu discurso os movimentos dos anos de 1960 que levaram à instauração da ditadura militar, em 1964.

Presidente Jair Bolsonaro. 1/9/2020. REUTERS/Adriano Machado

Foi a primeira fala à nação do presidente em rede nacional desde os primeiros meses da pandemia de coronavírus no Brasil, em março e abril, quando os discursos oficiais foram marcados por panelaços em diversas cidades do país.

“Naquele histórico 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, o Brasil dizia ao mundo que nunca mais aceitaria ser submisso a qualquer outra nação e que os brasileiros jamais abririam mão da sua liberdade”, disse o presidente em sua fala desta segunda-feira. 

Entre as conquistas posteriores, Bolsonaro citou a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial “para ajudar o mundo a derrotar o nazismo e o fascismo” e as lutas “pela preservação democrática” dos anos 1960, “quando a sombra do comunismo nos ameaçou”. 

“Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”, disse. 

O discurso foi lido e gravado com antecedência. O presidente não fez menção a outras questões como a crise econômica profunda por que passa ou país ou os quase 127 mil mortes já causadas pela pandemia do coronavírus no país. 

Íntegra

Leia a seguir a íntegra do discurso do presidente:

“Boa noite

Naquele histórico 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, o Brasil dizia ao mundo que nunca mais aceitaria ser submisso a qualquer outra nação e que os brasileiros jamais abririam mão da sua liberdade. 

A identidade nacional começou a ser desenhada com a miscigenação entre índios, brancos e negros. Posteriormente, ondas de imigrantes se sucederam, trazendo esperanças que em suas terras haviam perdido. 

Religiões, crenças, comportamentos e visões eram assimilados e respeitados. 

O Brasil desenvolveu o senso de tolerância, os diferentes tornavam-se iguais. O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais, étnicas e religiosas, que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras.

Passados quase dois séculos da Independência, nos quais enfrentou e superou inúmeros desafios, o Brasil consolidou sua posição no concerto das nações. 

Ainda no século XIX, durante o período do Império, fomos invadidos e agredidos, derrotando a todos. 

Já no século XX, durante a II Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira foi à Europa para ajudar o mundo a derrotar o nazismo e o fascismo. 

Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. 

O sangue dos brasileiros sempre foi derramado por liberdade.

Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre. 

No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como Presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso País jamais abrirá mão. 

A Independência do Brasil merece ser comemorada hoje, nos nossos lares e em nossos corações. 

A Independência nos deu a liberdade para decidir nossos destinos e a usamos para escolher a democracia. 

Formamos um povo que acredita poder fazer melhor. 

Somos uma Nação temente a Deus, que respeita a família e que ama a sua Pátria. 

Orgulho de ser brasileiro. 

Presidente Jair Bolsonaro”

Juliana Elias, da CNN Brasil, em São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Jovem de 18 anos fica gravemente ferida após relatar agressão do avô por recusar relação sexual

Um idoso de 66 anos foi preso nesta segunda-feira (31), suspeito de agredir a própria neta, de 18 anos,...

Piauí registra 2.038 focos de queimadas até agosto, redução de 38% em relação a 2025

Estado contabilizou 2.038 focos nos oito primeiros meses do ano; agosto teve o menor número de registros para o...

Desfile cívico de 7 de Setembro será realizado em frente à Prefeitura de Guadalupe e terá início às 7h

Secretaria de Educação prepara o cronograma do evento, que reunirá escolas das redes municipal, estadual e particular, além de...

Após ser baleado, jovem finge estar morto para escapar de criminosos em Luís Correia

Vítima de 21 anos relatou à polícia que foi abordada por três homens e atingida por três disparos. Um jovem...

Setembro começa com calor de até 41°C e temperaturas acima da média no Piauí

O mês de setembro começa nesta terça-feira (1º) com temperatura máxima prevista de 41°C em Teresina. O calor intenso...

Júlio César recebe novo apoio de lideranças políticas e fortalece candidatura ao Senado

O candidato segue recebendo novas adesões a sua candidatura ao Senado Por Coluna Giro 360 A candidatura de Júlio César ao...

Nordeste questiona no STF represamento do Bolsa Família

Estados do Nordeste questionam no STF represamento do Bolsa...

Brasil vê média diária de vítimas da covid-19 voltar a se aproximar de 2 mil após 1 mês

País contabiliza 487.476 óbitos e 17.413.996 casos, segundo balanço...

Você também pode gostar
Recomendado para você