Nobel da Paz 2020 vai para o Programa Mundial de Alimentação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O prêmio Nobel da Paz 2020 foi concedido nesta sexta-feira (9) vai para o Programa Mundial de Alimentação (WFP, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), “pelos esforços no combate à fome, pela contribuição na melhoria das condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”.

ISSOUF SANOGO/GETTY IMAGES

De acordo com a Fundação Nobel, o WFP é “a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove segurança alimentar”. A instituição afirmou que a pandemia do novo coronavírus contribuiu para um aumento no número de vítimas da fome no planeta, e o programa mostrou uma habilidade impressionante para intensificar os esforços no combate a esse problema. “Até o dia em que tivermos uma vacina, o alimento é a melhor vacina contra o caos”, disse a fundação.

A Comissão do Nobel afirmou ainda que as guerras podem provocar insegurança alimentar e fome, assim como estes podem levar a conflitos violentos. “Nunca atingiremos o objetivo de fome zero a menos que coloquemos um fim a guerras e conflitos armados.”

O WFP agradeceu à fundação pelo prêmio. “Os mais profundos agradecimentos ao prêmio Nobel por honrar o Programa Mundial de Alimentos com o Nobel da Paz 2020”, disse o grupo no Twitter. “Esse é um poderoso lembrete para mundo de que a paz e a fome zero andam de mãos dadas.”

Em 2019, o programa atendeu quase 100 milhões de pessoas em 88 países, combinando trabalhos humanitários com esforços de paz em projetos principalmente na América do Sul, África e Ásia.

Segundo o site do grupo, “é a principal organização humanitária que salva e muda vidas, entregando assistência alimentar em emergências e trabalhando com comunidades para melhorar a nutrição e construir resiliência”.

O WFP foi fundado em 1961 e lançou o primeiro programa de desenvolvimento no Sudão, em 1963.

“Com o prêmio deste ano, a Comissão do Nobel deseja chamar a atenção do mundo para as milhares de pessoas que sofrem com a fome ou com a ameaça dela”, declarou a Fundação Nobel. O prêmio concedido ao grupo vencedor é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 1,1 milhão de dólares).

Curiosidades

De 1901 a 2019 foram entregues 100 prêmios Nobel da Paz a 107 indivíduos e 27 organizações. A pessoa mais nova a receber a honra foi a paquistanesa Malala Yousafzai em 2014, aos 17 anos. De todos os ganhadores, 17 foram mulheres.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, em inglês) já ganhou três vezes, em 1917, 1944 e 1963, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, em inglês), duas, em 1954 e 1981.

Em 1973, o político vietnamita Le Duc Tho foi premiado junto ao então secretário de estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, pela negociação do acordo de paz com o Vietnã. Tho disse que não estava em posição de aceitar a honra em função da situação no país dele.

Três pessoas estavam presas quando foram premiadas com o Nobel da Paz: o jornalista e pacifista alemão Carl von Ossietzky, a política birmanesa Aung San Suu Kyi e o ativista dos direitos humanos chinês Liu Xiaobo.

Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...
spot_img

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...
spot_img

Posts Recomendados