Nobel da Paz 2020 vai para o Programa Mundial de Alimentação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O prêmio Nobel da Paz 2020 foi concedido nesta sexta-feira (9) vai para o Programa Mundial de Alimentação (WFP, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), “pelos esforços no combate à fome, pela contribuição na melhoria das condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”.

ISSOUF SANOGO/GETTY IMAGES

De acordo com a Fundação Nobel, o WFP é “a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove segurança alimentar”. A instituição afirmou que a pandemia do novo coronavírus contribuiu para um aumento no número de vítimas da fome no planeta, e o programa mostrou uma habilidade impressionante para intensificar os esforços no combate a esse problema. “Até o dia em que tivermos uma vacina, o alimento é a melhor vacina contra o caos”, disse a fundação.

A Comissão do Nobel afirmou ainda que as guerras podem provocar insegurança alimentar e fome, assim como estes podem levar a conflitos violentos. “Nunca atingiremos o objetivo de fome zero a menos que coloquemos um fim a guerras e conflitos armados.”

O WFP agradeceu à fundação pelo prêmio. “Os mais profundos agradecimentos ao prêmio Nobel por honrar o Programa Mundial de Alimentos com o Nobel da Paz 2020”, disse o grupo no Twitter. “Esse é um poderoso lembrete para mundo de que a paz e a fome zero andam de mãos dadas.”

Em 2019, o programa atendeu quase 100 milhões de pessoas em 88 países, combinando trabalhos humanitários com esforços de paz em projetos principalmente na América do Sul, África e Ásia.

Segundo o site do grupo, “é a principal organização humanitária que salva e muda vidas, entregando assistência alimentar em emergências e trabalhando com comunidades para melhorar a nutrição e construir resiliência”.

O WFP foi fundado em 1961 e lançou o primeiro programa de desenvolvimento no Sudão, em 1963.

“Com o prêmio deste ano, a Comissão do Nobel deseja chamar a atenção do mundo para as milhares de pessoas que sofrem com a fome ou com a ameaça dela”, declarou a Fundação Nobel. O prêmio concedido ao grupo vencedor é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 1,1 milhão de dólares).

Curiosidades

De 1901 a 2019 foram entregues 100 prêmios Nobel da Paz a 107 indivíduos e 27 organizações. A pessoa mais nova a receber a honra foi a paquistanesa Malala Yousafzai em 2014, aos 17 anos. De todos os ganhadores, 17 foram mulheres.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, em inglês) já ganhou três vezes, em 1917, 1944 e 1963, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, em inglês), duas, em 1954 e 1981.

Em 1973, o político vietnamita Le Duc Tho foi premiado junto ao então secretário de estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, pela negociação do acordo de paz com o Vietnã. Tho disse que não estava em posição de aceitar a honra em função da situação no país dele.

Três pessoas estavam presas quando foram premiadas com o Nobel da Paz: o jornalista e pacifista alemão Carl von Ossietzky, a política birmanesa Aung San Suu Kyi e o ativista dos direitos humanos chinês Liu Xiaobo.

Jéssica Otoboni, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...
spot_img

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...

MP abre investigação sobre prefeita bolsonarista que jogou livros infantis no lixo

Juliana Maciel (PL) chamou os exemplares de "porcarias" e afirmou que o governo federal os enviou para "induzir crianças...
spot_img

Posts Recomendados