Própolis pode ser grande aliado contra covid-19, diz estudo inicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa está sendo realizada com pacientes do Hospital São Rafael, localizado em Salvador (BA).

De acordo com um estudo inicial feito pelo Instituto D’or e o Hospital São Rafael de Salvador (BA), o uso do própolis apresentou bons resultados em pacientes contaminados com novo coronavírus.

A pesquisa foi feita com 124 pacientes internados com covid-19 no Hospital São Rafael entre junho e agosto de 2020. Todos eles receberam o tratamento padrão contra a doença, enquanto 40 pessoas receberam 400 miligramas diárias de própolis, outros 42 receberam 800 miligramas e 42 não a receberam.

De acordo com o estudo, o própolis se mostrou responsável pela diminuição da intubação e do índice de lesão renal grave em decorrência da doença.

Pesquisadores explicaram que o uso do produto pode interferir diretamente na proteína enzima conversora da angiotensina 2 , ou ECA2, que está ligada à disseminação do novo coronavírus no corpo do infectado. Ou seja, o uso do composto natural pode diminuir o potencial inflamatório da doença.

Porém, o própolis não serve como prevenção contra a covid-19 e os estudos indicam que ele pode auxiliar no impacto de pessoas hospitalizadas com a doença, mas ainda não há certeza sobre o fato.

O Própolis, substância possui ação antienvelhecimento, ação anticancerígena, melhora a cicatrização da pele e é bom contra infecções respiratórias e outros.

O que é?

Própolis é uma substância resinosa que as abelhas recolhem de troncos e brotos de árvores e de algumas plantas. Portanto, as abelhas usam esta mistura de resina natural e enzimas de sua saliva para dar estrutura, fechar aberturas e rachaduras na colmeia, e também como agente desinfetante.

O própolis é diretamente responsável por garantir a assepsia das colmeias, pois ele tem uma potente ação antimicrobiana, o que protege as abelhas de doenças.

Colmeias são locais propensos ao desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias, dadas as suas condições de temperatura, umidade e superlotação.

De forma mais comum esta substância resinosa tem cor marrom escura, mas pode ser encontrada em tons verdes, vermelhos, pretos e brancos, dependendo das fontes da resina coletada pelas abelhas.

O própolis é composto de 50% de resina e bálsamo, 30% de cera, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e 5% de impurezas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados