Raríssimo, pinguim-rei amarelo é fotografado em ilha do Atlântico Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O fotógrafo belga Yves Adams foi o responsável por capturar a imagem rara (talvez, única) de um pinguim-rei sem pigmentação.

Um pinguim-rei com a penugem amarela, bem diferente da tradicional preta e branca com toques dourados da espécie, foi registrado em meio a milhares de outros pinguins em uma ilha do Atlântico Sul pelo fotógrafo belga Yves Adams.

Foto: yves_adams/Instagram/Reprodução

Raríssima, a cor do pinguim registrado pelas lentes de Adams pode estar ligada ao leucismo, de acordo com o veterinário brasileiro Ralph Vanstreels, coordenador científico do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

“Essa palidez generalizada sugere que esse pinguim possui alguma desordem genética relacionada à produção ou ativação da melanina, que é o pigmento que dá a coloração negra às penas dos pinguins. Por outro lado, é interessante notar que a produção de spheniscinas, que são os pigmentos que dão a cor amarelada às penas dos pinguins, não parece ter sido afetada”, diz o especialista.

Leucismo x Albinismo

O que diferencia o leucismo do albinismo total é a cor dos olhos. No albinismo os animais possuem despigmentação da retina e, por consequência, os olhos avermelhados. No leucismo a cor da retina é preservada. 

Vanstreels aponta ainda que a coloração desse animal, que parece fascinante aos olhos humanos, pode ser ainda mais extraordinária aos olhos de outros animais. 

“Vale notar que as spheniscinas refletem a luz ultravioleta (algo que nossos olhos não percebem, mas que as aves conseguem enxergar), então é provável que a plumagem desse pinguim seja ainda mais impressionante aos olhos dos demais pinguins do que aos nossos”, explica.

Por ser um caso único em uma multidão de pinguins, Vanstreels avalia que a mutação não é resultado de nenhuma interferência do ambiente sobre o código genético do animal, mas, sim, uma mutação aleatória. 

“Essas anormalidades de coloração acontecem esporadicamente na natureza, tanto em pinguins quanto em outros animais, concluiu o veterinário.

Loteria

Diante de uma rara cena, Yves Adams disse que “ganhou na loteria” quando a natureza colocou diante da sua lente “o mais belo pinguim-rei” de rara coloração.

“Em uma praia remota na ilha da Geórgia do Sul, este pinguim-rei leucístico veio direto em nossa direção, no meio de um caos, cheio de elefantes marinhos, focas e milhares de outros pinguins-reis”, escreveu o fotógrafo em um post no seu Instagram. 

Raphael Coraccini, colaboração para a CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...

Ciro Nogueira movimenta o Sul do Piauí com entregas, inaugurações e grandes comemorações

Parlamentar visita municípios do Norte ao Sul do estado, participa de inaugurações, ouve demandas da população e prestigia festas...

Bolsa Família atinge novo recorde no acompanhamento escolar e reduz número de estudantes não localizados

Gestão qualificada e integração entre União, estados e municípios elevam o desempenho das condicionalidades do programa, fundamental para rompimento...
spot_img

Pesquisa Datafolha: Em segundo turno, Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos

Levantamento considerou 2.002 entrevistas; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos Uma pesquisa divulgada...

Piauí segue com alertas de chuvas e ventos fortes em quase todo o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (6), dois alertas de chuvas intensas em quase todo o...
spot_img

Posts Recomendados