Raríssimo, pinguim-rei amarelo é fotografado em ilha do Atlântico Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O fotógrafo belga Yves Adams foi o responsável por capturar a imagem rara (talvez, única) de um pinguim-rei sem pigmentação.

Um pinguim-rei com a penugem amarela, bem diferente da tradicional preta e branca com toques dourados da espécie, foi registrado em meio a milhares de outros pinguins em uma ilha do Atlântico Sul pelo fotógrafo belga Yves Adams.

Foto: yves_adams/Instagram/Reprodução

Raríssima, a cor do pinguim registrado pelas lentes de Adams pode estar ligada ao leucismo, de acordo com o veterinário brasileiro Ralph Vanstreels, coordenador científico do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

“Essa palidez generalizada sugere que esse pinguim possui alguma desordem genética relacionada à produção ou ativação da melanina, que é o pigmento que dá a coloração negra às penas dos pinguins. Por outro lado, é interessante notar que a produção de spheniscinas, que são os pigmentos que dão a cor amarelada às penas dos pinguins, não parece ter sido afetada”, diz o especialista.

Leucismo x Albinismo

O que diferencia o leucismo do albinismo total é a cor dos olhos. No albinismo os animais possuem despigmentação da retina e, por consequência, os olhos avermelhados. No leucismo a cor da retina é preservada. 

Vanstreels aponta ainda que a coloração desse animal, que parece fascinante aos olhos humanos, pode ser ainda mais extraordinária aos olhos de outros animais. 

“Vale notar que as spheniscinas refletem a luz ultravioleta (algo que nossos olhos não percebem, mas que as aves conseguem enxergar), então é provável que a plumagem desse pinguim seja ainda mais impressionante aos olhos dos demais pinguins do que aos nossos”, explica.

Por ser um caso único em uma multidão de pinguins, Vanstreels avalia que a mutação não é resultado de nenhuma interferência do ambiente sobre o código genético do animal, mas, sim, uma mutação aleatória. 

“Essas anormalidades de coloração acontecem esporadicamente na natureza, tanto em pinguins quanto em outros animais, concluiu o veterinário.

Loteria

Diante de uma rara cena, Yves Adams disse que “ganhou na loteria” quando a natureza colocou diante da sua lente “o mais belo pinguim-rei” de rara coloração.

“Em uma praia remota na ilha da Geórgia do Sul, este pinguim-rei leucístico veio direto em nossa direção, no meio de um caos, cheio de elefantes marinhos, focas e milhares de outros pinguins-reis”, escreveu o fotógrafo em um post no seu Instagram. 

Raphael Coraccini, colaboração para a CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Draco deflagra Operação Faixa Rosa e mira núcleo feminino de facção criminosa no Piauí

Polícia Civil do Piauí analisa que a participação ativa de mulheres em facções criminosas é um fenômeno crescente e...

Após arquivamento, nova proposta quer regulamentar profissão de flanelinha em Teresina

Proposta é criar cadastro de flanelinhas na Prefeitura e proibir que eles intimidem donos de veículos que não quiserem...

Luva de Pedreiro perde processo e terá de pagar cerca de R$ 6 milhões a ex-empresário

Luva de Pedreiro foi condenado a pagar a multa pela rescisão contratual, com juros e correção, no valor atualizado...

Empresa criada há cinco meses, ganha contrato de quase R$ 13 milhões sem licitação do Detran Piauí

A Irajá Serviços foi aberta no dia 18 de outubro de 2024 e o contrato foi assinado no dia...
spot_img

Guadalupe terá ponto facultativo no dia 2 de maio, após feriado do Dia do Trabalhador

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe publicou o Decreto Municipal nº 014, de 25 de abril de 2025, estabelecendo...

Onze alunos da rede estadual são destaques em nova fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

Na próxima etapa, os estudantes classificados enfrentarão novos desafios eliminatórios e classificatórios, com provas práticas e teóricas. Onze estudantes da...
spot_img

Posts Recomendados