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Viviane Moura diz que pedágio da Transcerrados será de R$ 8; o menor valor do Brasil

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A PPP da rodovia teve o contrato assinado na última semana; a previsão é que a concessionária ofereça diversos serviços.

Com um investimento prospectado de R$ 800 milhões, a Parceria Público-Privada da Rodovia Transcerrados promete mudar o panorama dos Cerrados do Piauí no que tange a trafegabilidade, fomentando um avanço ainda maior na produção com uma facilitação no escoamento.

Diante do contrato devidamente assinado, a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, esclarece as dúvidas quanto ao pedágio na rodovia, pontuando que terá o menor valor do país: R$ 8. Ademais, os motoristas terão acesso a uma vasta gama de serviços, como internet e assistência mecânica, um diferencial no comparativo a outras experiências pelo país.

“O valor do pedágio foi um valor que foi estruturado junto com o pessoal da Aprosoja, que é Associação dos Produtores de Soja, vale dizer que hoje 90% de quem usa a rodovia são os grandes caminhões, que transportam essa carga, que são os grãos produzidos nos Cerrados, e nós tivemos esse cuidado de calibrar esse valor junto com eles,”, disse.

A superintendente descreve as obrigações da concessionária na prestação dos serviços, trazendo uma visão mais ampla da necessidade daqueles que trafegam na região.

“Outro aspecto que a gente tem que considerar é que o pedágio hoje é o menor valor, o menor valor do Brasil, de R$ 8, e o Estado está entrando com uma contrapartida, com uma contraprestação que de alguma forma ajuda a equilibrar e não ter um valor superior do que a gente projetou como um valor possível para a gente sempre trabalhar como uma meta do que vai ser cobrando de pedágio tem que ser sempre inferior ao custo da ausência da rodovia, porque hoje eles pagam por não ter rodovia, e pagam caro, muito caro, e assim são quase R$ 70 o que eles pagam, então vão pagar R$ 8 que é o valor da tarifa de pedágio para ter a rodovia implantada e mais do que isso, uma rodovia com serviços, porque a Transcerrados ela não vai ser só uma obra, vai ser uma obra casada com assistência, então a concessionária tem a obrigação de prestar o serviço de assistência mecânica, de guincho, de apoio, de internet, então o bem-estar, a segurança, a qualidade de vida de quem vai usar a rodovia está dentro desse valor de R$ 8”.

Impacto no desenvolvimento do Piauí

Mesmo com a pandemia do coronavírus, que provocou uma grave crise econômica, o agronegócio do Piauí segue se destacando. Neste âmbito, Viviane Moura destaca os benefícios almejados para os municípios que serão cortados pela rodovia Transcerrados. A expectativa é que haja um aumento na geração de emprego e renda, trazendo mais qualidade de vida.

Foto: Ascom/Suparc

“Cresceu (o agronegócio), vem crescendo há cinco anos numa média muito maior do que no país, hoje somos o sexto maior produtor, com um potencial incrível de crescimento, a rodovia representa essa infraestrutura que era necessária para a gente dar esse maior salto de qualidade no que diz respeito a produção, além disso a rodovia impacta diretamente na vida de 250 mil pessoas , são pessoas que tinham que fazer trajetos alternativos, porque a rodovia não existia, se submetendo a perigos, riscos de acidentes, e que vão poder usar a rodovia, e que além disso, vão poder inclusive utilizar a rodovia como um meio de trabalho, porque o trabalhoque a concessionária vai fazer na Transcerrados é um trabalho de longo prazo, então eles vão precisar de mão de obra, essa mão de obra vai ser contratada toda nas cidades que são cortadas pela rodovia”, afirmou Viviane Moura.

A líder da Suparc detalha que a rodovia tem um potencial imenso de alavancar o crescimento econômico local. “Nós estamos falando de uma rodovia que tem um potencial imenso de aumentar o nosso crescimento econômico, potencializar o nosso crescimento econômico nessa área do agronegócio, melhorar a trafegabilidade e a qualidade de vida, gerar emprego, gerar renda, e tem um potencial transformador inclusive de reposicionar o Estado do Piauí no cenário brasileiro com relação a infraestrutura rodoviária e de potencial na nossa produção”.

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