Guadalupe adere ao Programa Alfabetização na Idade Certa e faz capacitação de professores

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68 professores do 1º e 2º ano do ensino infantil da rede municipal participam da capacitação.

A prefeitura de Guadalupe através da Secretaria Municipal de Educação, apresentou para dezenas de professores do ensino infantil o programa Alfabetização na Idade Certa. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Câmara de Vereadores.

Lorena Rocha

A secretária Lorena Rocha Antunes participou da abertura do programa que é uma parceria com o Governo do Piauí, na oportunidade a secretaria e a supervisora Sílvia Trajano apresentaram a equipe responsável pela capacitação. A vereadora e professora Hélvia Almeida é a coordenadora municipal e os professores Fabian Rosa e Léia Moura (Formadores).

Segundo a Secretária Municipal de Educação, o programa representa um grande compromisso que a gestão da prefeita Neidinha Lima e todos os colaboradores assumem para a melhoria da qualidade da educação pública.

Hélvia Almeida informou ao Portal Cidade Luz que o objetivo da capacitação é melhorar o ciclo da alfabetização de alunos das séries iniciais, que nos últimos anos teve um prejuízo devido a pandemia. “Apesar dos avanços da educação, sofremos muito por conta do distanciamento, e claro que isso afetou os alunos, acredito no potencial da equipe de professores que sabe se reinventar e buscar os melhores resultados” disse a coordenadora Hélvia.

Hélvia Almeida

Sobre o programa

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.

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