Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com a vacinação desigual vamos continuar tendo mutação da Covid, diz pesquisador sobre variante Ômicron

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A OMS classificou a cepa como uma Variante de Preocupação, por conta da grande quantidade de mutações apresentada pelo vírus.

A nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul, batizada pela Organização Mundial de Saúde como Ômicron está preocupando autoridades de saúde do mundo. A OMS classificou a cepa como uma Variante de Preocupação, por conta da grande quantidade de mutações apresentada pelo vírus.

O pesquisador da Universidade Federal do Piauí, Emídio Matos fala que é natural que vírus respiratórios sofram mutações como é caso da gripe e do H1N1. “Cada ano temos uma vacina modificada dessas duas doenças, a gente pega as quatro cepas que mais circularam na América Latina e produz uma nova vacina”, explicou.

Professor Emídio Matos (Foto: Carlienne Carpaso)

De acordo com o pesquisador no caso do novo coronavírus o que temos uma taxa de vacinação muito alta e muito baixa em países do mundo inteiro. “Quanto mais pessoas infectadas mais chances de surgirem novas variantes e este é o caso que está acontecendo no mundo com a alta taxa de circulação do vírus”.

Emídio diz que o alerta da OMS é devido o surgimento da Ômicron, que a exemplo da variante Delta ela acontece em regiões que o vírus foge de vacina. “Esse é o cenário que a gente tem, uma vacinação desigual no mundo. Alguns países com mais de 80% da população vacinada enquanto países no continente africano com 2% da população imunizada no mundo globalizado em que as pessoas circulam e o vírus vai continuar circulando.

A OMS publicou em sua conta no twitter a necessidade de acelerar a igualdade de vacinação. “Essa nova Variante de Preocupação Ômicron ressalta da necessidade de acelerar a equidade vacinal e de fazer imunizar contra a covid-19 profissionais de saúde, pessoas idosas e outros em risco e que ainda não receberam a primeira e a segunda dose”, destacou.

Alerta

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante. Pela manhã, a Anvisa recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Com informações de Malu Barreto/ClubeNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Teresina terá moradias destinadas a pessoas em situação de rua pelo Minha Casa, Minha Vida

Por Gleison Fernandes. A partir desta terça-feira (22/4), o Programa Minha Casa, Minha Vida passou a destinar 3% das moradias...

Quem foi São Jorge, celebrado por católicos como santo guerreiro

Outras igrejas cristãs e religiões afro-brasileiras também festejam Uma hora antes do sol nascer no horizonte carioca, às cinco horas...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73 A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (23) a parcela...

Renata Saldanha é a campeã do BBB 25 e leva prêmio de R$ 2,7 milhões

Nesta terça-feira, 22, o BBB 25 consagrou o vencedor do maior prêmio da história do programa. Como todos já...
spot_img

Manoel Emídio e Sebastião Leal recebem serviços do Projeto Inclusão Itinerante

A Seid vai realizar a emissão de Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura e...

“Se invadissem sua casa, haveria anistia?”, questiona Alexandre de Moraes

Em julgamento, 1ª Turma do STF aceitou denúncia da PGR e tornou réus mais 6 acusados de tentativa de...
spot_img

Posts Recomendados