Com a vacinação desigual vamos continuar tendo mutação da Covid, diz pesquisador sobre variante Ômicron

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A OMS classificou a cepa como uma Variante de Preocupação, por conta da grande quantidade de mutações apresentada pelo vírus.

A nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul, batizada pela Organização Mundial de Saúde como Ômicron está preocupando autoridades de saúde do mundo. A OMS classificou a cepa como uma Variante de Preocupação, por conta da grande quantidade de mutações apresentada pelo vírus.

O pesquisador da Universidade Federal do Piauí, Emídio Matos fala que é natural que vírus respiratórios sofram mutações como é caso da gripe e do H1N1. “Cada ano temos uma vacina modificada dessas duas doenças, a gente pega as quatro cepas que mais circularam na América Latina e produz uma nova vacina”, explicou.

Professor Emídio Matos (Foto: Carlienne Carpaso)

De acordo com o pesquisador no caso do novo coronavírus o que temos uma taxa de vacinação muito alta e muito baixa em países do mundo inteiro. “Quanto mais pessoas infectadas mais chances de surgirem novas variantes e este é o caso que está acontecendo no mundo com a alta taxa de circulação do vírus”.

Emídio diz que o alerta da OMS é devido o surgimento da Ômicron, que a exemplo da variante Delta ela acontece em regiões que o vírus foge de vacina. “Esse é o cenário que a gente tem, uma vacinação desigual no mundo. Alguns países com mais de 80% da população vacinada enquanto países no continente africano com 2% da população imunizada no mundo globalizado em que as pessoas circulam e o vírus vai continuar circulando.

A OMS publicou em sua conta no twitter a necessidade de acelerar a igualdade de vacinação. “Essa nova Variante de Preocupação Ômicron ressalta da necessidade de acelerar a equidade vacinal e de fazer imunizar contra a covid-19 profissionais de saúde, pessoas idosas e outros em risco e que ainda não receberam a primeira e a segunda dose”, destacou.

Alerta

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante. Pela manhã, a Anvisa recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Com informações de Malu Barreto/ClubeNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Irã confirma morte de Ebrahim Raisi e anuncia presidente interino

Helicóptero em que ele viajava caiu no noroeste do país O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente...

Guadalupe será sede da 1ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de Boa Esperança

O evento conta com apoio da Prefeitura de Guadalupe, Prefeitura de Nova Iorque–MA, Corpo de Bombeiros do Piauí, SAMU...

Novo edital do Mais Médicos oferece 61 vagas para o Piauí

Vagas são para 45 municípios. Ministério da Saúde lançara novo edital para que os médicos interessados possam se inscrever. Foi...

Menino fica em estado gravíssimo na UTI após se acidentar em vaso sanitário no Piauí

Uma criança barrense, de 8 anos, está em estado gravíssimo na UTI em hospital de Teresina ao sofrer um...
spot_img

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...
spot_img

Posts Recomendados