Bolsonaro publica decreto com redução de até 25% das alíquotas do IPI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo publicou decreto reduzindo imposto de forma linear, com exceção da indústria de tabaco; renúncia fiscal é estimada em R$ 20 bilhões ao ano.

O governo federal publicou nesta sexta-feira (25) decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A alíquota pode ser reduzida até 25% para a grande maioria dos produtos, de acordo com nota do Ministério da Economia.

Bolsonaro – Foto: Marcos Corrêa/PR

Já para alguns veículos, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%. A medida começa a valer a partir desta sexta-feira.

O tributo incide sobre a atividade industrial e é uma tentativa do governo federal de estimular a economia. O corte não é válido para produtos que contenham tabaco.

A redução do IPI em 25% deve beneficiar mais de 300 mil empresas, sobretudo a indústria de transformação. O impacto da medida é de R$ 19,6 bilhões. Do valor total, metade deve ficar a cargo do governo federal e, a outra metade, de gestões estaduais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou que a redução linear de 25% do IPI é o início de um processo gradual de diminuição do tributo.

Em conversa com um grupo de jornalistas, o ministro explicou que o processo, no entanto, será feito com responsabilidade para não prejudicar a Zona Franca de Manaus, que hoje se beneficia pela isenção do imposto.

O ministro ressaltou que o Ministério da Economia chegou a avaliar uma redução linear de 50%, mas que optou neste momento por um percentual menor em respeito à região produtiva da região Norte.

“A redução de 25% do IPI é o marco de reindustrialização brasileira depois de quatro décadas de desindustrialização”, afirmou. “Daqui para a frente, é redução. Mas tem de ter a responsabilidade com a Zona Franca de Manaus”, acrescentou.

A expectativa do governo federal é de que, para preservar os benefícios fiscais para a Zona França de Manaus, não sejam feitas novas reduções nem em 2022 nem em 2023.

O ministro defendeu que a medida é o início de uma transição na Zona Franca de Manaus em direção ao mercado de crédito de carbono.

“A diminuição proporcional das alíquotas do IPI possibilita o aumento da produtividade, menor assimetria tributária intersetorial e mais eficiência na utilização dos recursos produtivos. Essa redução tributária ocorre após a elevação da arrecadação dos tributos federais observada ao longo do ano passado, e não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal”, informa a nota do ministério.

Na terça-feira (22), o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a redução do IPI como uma das iniciativas que deverão ser presentadas pelo governo até o fim de 2022 como estímulo para o crescimento econômico. Outra medida citada por Guedes é a liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Com informações da CNN

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula promete visitar cidades atingidas por chuvas para reconstrução

Presidente inaugurou hospital público e campus universitário na Bahia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (10)...

Prefeito Antônio Reis anuncia Léo Santana no aniversário de Floriano

“Estamos felizes em anunciar esta grande atração para comemorar os 127 anos da nossa cidade", disse o gestor O prefeito...

Lula entrega 914 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Maceió

Empreendimento beneficia famílias que vivem às margens da Lagoa Mundaú O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira...

Em Guadalupe, secretaria de educação lança o projeto “Oficina de Música” para alunos da rede municipal

A prefeita Neidinha Lima e a secretária de Educação, Nice Sousa, destacam a importância do projeto em despertar o...
spot_img

Paciente de 26 anos com condição cardíaca rara passa por cirurgia no HGV

Natural de Corrente o paciente passa bem, mas reclamava de recorrentes dores no peito e cansaço. O Hospital Getúlio Vargas...

Secretaria de Meio Ambiente celebra os 52 anos da Escola CEDEG em Guadalupe com ação de plantio de mudas nativas

Membros da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participaram das festividades em celebração aos 52 anos da...
spot_img

Posts Recomendados