Conheça a história da corrida entre dois homens que parou uma cidade do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A disputa ocorreu na década de 70 e reuniu Miúdo, vendedor de galinhas e Zé Branda, que trabalhava em roça.

No início da década de 70 uma corrida entre dois competidores parou a pacata e pequena Castelo do Piauí, localizada na região norte do estado a 190 km distante da capital piauiense. A antiga Vila de Marvão foi palco dessa verdadeira epopeia entre Miúdo e Zé Branda.

A disputa se deu porque ambos eram muito bons em caminhar por longas distâncias percorrendo à pé o interior do município. Miúdo era vendedor de galinhas e trazia no ombro muitas destas aves, como chamavam antigamente, um pau de galinhas nas costas, para vender na Praça Francisco Cardoso, centro da cidade.

Tanto Miúdo quanto Zé Branda, tinha a admiração dos populares, principalmente dos comerciantes do centro e de algumas autoridades locais que passaram a brincar e discutir qual dos dois era o mais resistente. A teima ficou tão séria, que resolveram fazer uma aposta e organizar uma disputa entre os dois para saber quem realmente era o melhor.

OS COMPETIDORES

Antonio Duniz “O Miúdo” era da família Soares de Souza, morador do povoado Alegre próximo ao Açude do Mão Cortada, Zona Rural de Castelo do Piauí. Tinha o hábito de andar pela região interiorana e sede do município sempre à pé em um ritmo rápido e constante, ganhando a fama de ligeirinho.

Já Zé Branda por sua vez, pertencia à família Nunes e morava na sede do município onde hoje seria o Bairro do Matadouro. Também andava muito pela zona rural de Castelo onde fazia roças pelo interior e com o mesmo costume de seu adversário da corrida, sempre à pé.

Tanto Miúdo quanto Zé Branda, não eram corredores profissionais, mas adquiriram grande resistência oriundas de suas jornadas pelo interior do município de Castelo.

Castelo do Piauí

A CORRIDA

Cercada de muita expectativa porque era só no que se falava durante os antecedentes do, digamos, evento esportivo, e por ter muitas apostas feitas. A corrida teve inicio na Localidade Sapucaial, que dista aproximadamente 40 km de Castelo e com percurso feito todo na PI-115.

A corrida foi um misto de maratona e marcha atlética na estrada vicinal e acidentada o que dificultava ainda mais a competição. Desde a largada até mais ou menos metade da prova, a disputa foi acirrada com alternância na liderança e com os adversários encarando um ao outro sem nada falar mais com respeito mútuo. Depois de 15 km percorridos, Miúdo tomou à dianteira, disparando na frente.

Zé Branda quando chegou ao Bonito, próximo à entrada da Pedra do Castelo, começou a sentir fortes dores no joelho, nessa altura da prova seu oponente já estava bem à frente, lá pelas bandas da Cruz das Almas.

Branda não aguentando mais as dores e foi obrigado a desistir, mas vale ressaltar aqui sua bravura em competir limpo e de igual para igual até atingir seu limite. Enquanto isso Miúdo era avisado da desistência do adversário e que já era considerado o vencedor da disputa e da prova. E quem foi que disse que ele quis parar de correr?

Respondeu sorrindo que iria concluir todo o percurso da prova que, diga-se de passagem, tinha toda uma estrutura de logística de apoio mesmo para aquela época com ambulância e postos de distribuição de água ao longo de seu trajeto.

A CHEGADA

Quando Miúdo apontou na ladeira do Preá (hoje portal de entrada da cidade) uma multidão o aguardava para saudá-lo. A chegada com toda a pompa se deu na Praça Francisco Cardoso, no centro, onde Miúdo cruzou a linha comemorando.

Empoeirado e cansado, porém estava muito feliz e sorridente com a vitória e com a merecida premiação.

Matéria produzida por Augusto Júnior

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.

As informações são do Portal Douglas Cordeiro

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados