Conheça a história da corrida entre dois homens que parou uma cidade do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A disputa ocorreu na década de 70 e reuniu Miúdo, vendedor de galinhas e Zé Branda, que trabalhava em roça.

No início da década de 70 uma corrida entre dois competidores parou a pacata e pequena Castelo do Piauí, localizada na região norte do estado a 190 km distante da capital piauiense. A antiga Vila de Marvão foi palco dessa verdadeira epopeia entre Miúdo e Zé Branda.

A disputa se deu porque ambos eram muito bons em caminhar por longas distâncias percorrendo à pé o interior do município. Miúdo era vendedor de galinhas e trazia no ombro muitas destas aves, como chamavam antigamente, um pau de galinhas nas costas, para vender na Praça Francisco Cardoso, centro da cidade.

Tanto Miúdo quanto Zé Branda, tinha a admiração dos populares, principalmente dos comerciantes do centro e de algumas autoridades locais que passaram a brincar e discutir qual dos dois era o mais resistente. A teima ficou tão séria, que resolveram fazer uma aposta e organizar uma disputa entre os dois para saber quem realmente era o melhor.

OS COMPETIDORES

Antonio Duniz “O Miúdo” era da família Soares de Souza, morador do povoado Alegre próximo ao Açude do Mão Cortada, Zona Rural de Castelo do Piauí. Tinha o hábito de andar pela região interiorana e sede do município sempre à pé em um ritmo rápido e constante, ganhando a fama de ligeirinho.

Já Zé Branda por sua vez, pertencia à família Nunes e morava na sede do município onde hoje seria o Bairro do Matadouro. Também andava muito pela zona rural de Castelo onde fazia roças pelo interior e com o mesmo costume de seu adversário da corrida, sempre à pé.

Tanto Miúdo quanto Zé Branda, não eram corredores profissionais, mas adquiriram grande resistência oriundas de suas jornadas pelo interior do município de Castelo.

Castelo do Piauí

A CORRIDA

Cercada de muita expectativa porque era só no que se falava durante os antecedentes do, digamos, evento esportivo, e por ter muitas apostas feitas. A corrida teve inicio na Localidade Sapucaial, que dista aproximadamente 40 km de Castelo e com percurso feito todo na PI-115.

A corrida foi um misto de maratona e marcha atlética na estrada vicinal e acidentada o que dificultava ainda mais a competição. Desde a largada até mais ou menos metade da prova, a disputa foi acirrada com alternância na liderança e com os adversários encarando um ao outro sem nada falar mais com respeito mútuo. Depois de 15 km percorridos, Miúdo tomou à dianteira, disparando na frente.

Zé Branda quando chegou ao Bonito, próximo à entrada da Pedra do Castelo, começou a sentir fortes dores no joelho, nessa altura da prova seu oponente já estava bem à frente, lá pelas bandas da Cruz das Almas.

Branda não aguentando mais as dores e foi obrigado a desistir, mas vale ressaltar aqui sua bravura em competir limpo e de igual para igual até atingir seu limite. Enquanto isso Miúdo era avisado da desistência do adversário e que já era considerado o vencedor da disputa e da prova. E quem foi que disse que ele quis parar de correr?

Respondeu sorrindo que iria concluir todo o percurso da prova que, diga-se de passagem, tinha toda uma estrutura de logística de apoio mesmo para aquela época com ambulância e postos de distribuição de água ao longo de seu trajeto.

A CHEGADA

Quando Miúdo apontou na ladeira do Preá (hoje portal de entrada da cidade) uma multidão o aguardava para saudá-lo. A chegada com toda a pompa se deu na Praça Francisco Cardoso, no centro, onde Miúdo cruzou a linha comemorando.

Empoeirado e cansado, porém estava muito feliz e sorridente com a vitória e com a merecida premiação.

Matéria produzida por Augusto Júnior

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.

As informações são do Portal Douglas Cordeiro

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’ é comemorado em Floriano

O integrante da comunidade surda de Floriano, Fábio Cruz, disse em linguagem de libras: "A falta de comunicação existe...

Prefeitura de Guadalupe promove nos dias 25 e 26 de abril o 1º Mutirão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF

A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com a SADA (Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí) e...

Campeonato Guadalupense 2024 terá rodada inicial neste final de semana; sábado jogam CFC x Santos e no domingo Jiló X Poeirão

A Prefeitura de Guadalupe assegurou uma premiação de R$ 16.200,00. A Prefeitura de Guadalupe dará início ao Campeonato Guadalupense de...

Prefeitura de Marcos Parente firma contrato para implementação de serviços de ultrassonografia nas UBS

Para aprimorar a resolutividade das Unidades Básicas de Saúde. Na terça-feira, 23 de abril, o prefeito de Marcos Parente, Gedison...
spot_img

Mais de 80% dos atendimentos no HUT envolvem vítimas de acidentes de moto

Entre os pacientes atendidos em consequência de acidente de trânsito, 74% são do sexo masculino. O Hospital de Urgência de...

Prefeita de Guadalupe tem as contas referentes a 2022 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

Neidinha Lima disse que a aprovação das suas contas de gestão, por unanimidade, é o resultado da aplicação transparente...
spot_img

Posts Recomendados