Novidade: Cientistas criam forma de tratar diabetes sem medicamentos ou insulina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Método ainda em fase instrumental que recorre a ultrassom para controlar os níveis de açúcar ou glicose no sangue foi testado em três modelos pré-clínicos distintos.

Uma equipe de cientistas desenvolveu um tratamento para a diabetes com ultrassom, descartando assim a necessidade de tomar medicamentos ou de injetar insulina como forma de controlar a doença crônica.

Os resultados foram divulgados na revista Nature Biomedical Engineering e citados pela revista Galileu.

No decorrer do estudo, os investigadores usaram o ultrassom para estimular as vias neurometabólicas dos pacientes, prevenindo assim ou revertendo a diabetes.

No total, os investigadores testaram o método em três modelos pré-clínicos distintos, medindo o efeito do tratamento na glicose no sangue.

Divulgação

“Embora já tenhamos uma grande variedade de medicamentos antidiabéticos disponíveis para tratar altos níveis de glicose, estamos sempre à procura de novas maneiras de melhorar a sensibilidade à insulina na diabetes”, disse Raimund Herzog, líder de laboratório da Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, que realizou o estudo junto a outras instituições.

Para efeitos da pesquisa, explica a revista Galileu, os cientistas utilizaram uma técnica denominada de estimulação de ultrassom com foco periférico (pFUS) com o intuito de modular uma via nervosa entre o fígado e o cérebro, impossibilitando ou mitigando estados de hiperglicemia em modelos com diferentes espécies de animais.

De acordo com os investigadores, o canal iônico TRPA1 revelou ser fundamental na reprodução dos estímulos do ultrassom dentro do “circuito de controle do metabolismo” das cobaias.

O tratamento terá suscitado bons resultados, descurando assim a necessidade de medicação extra.

Atualmente, os investigadores pretendem realizar testes de viabilidade em humanos diabéticos para aproximar a medicina de uma realidade na qual não haverá mais necessidade de injetar a insulina ou fazer testes de glicose.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...
spot_img

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...

Curso “Direito e Desenvolvimento” vai contribuir para a formulação de políticas sociais no país

Formação tem como objetivo apresentar ao público da advocacia pública e aos novos membros da Advocacia-Geral da União (AGU)...
spot_img

Posts Recomendados