Novidade: Cientistas criam forma de tratar diabetes sem medicamentos ou insulina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Método ainda em fase instrumental que recorre a ultrassom para controlar os níveis de açúcar ou glicose no sangue foi testado em três modelos pré-clínicos distintos.

Uma equipe de cientistas desenvolveu um tratamento para a diabetes com ultrassom, descartando assim a necessidade de tomar medicamentos ou de injetar insulina como forma de controlar a doença crônica.

Os resultados foram divulgados na revista Nature Biomedical Engineering e citados pela revista Galileu.

No decorrer do estudo, os investigadores usaram o ultrassom para estimular as vias neurometabólicas dos pacientes, prevenindo assim ou revertendo a diabetes.

No total, os investigadores testaram o método em três modelos pré-clínicos distintos, medindo o efeito do tratamento na glicose no sangue.

Divulgação

“Embora já tenhamos uma grande variedade de medicamentos antidiabéticos disponíveis para tratar altos níveis de glicose, estamos sempre à procura de novas maneiras de melhorar a sensibilidade à insulina na diabetes”, disse Raimund Herzog, líder de laboratório da Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, que realizou o estudo junto a outras instituições.

Para efeitos da pesquisa, explica a revista Galileu, os cientistas utilizaram uma técnica denominada de estimulação de ultrassom com foco periférico (pFUS) com o intuito de modular uma via nervosa entre o fígado e o cérebro, impossibilitando ou mitigando estados de hiperglicemia em modelos com diferentes espécies de animais.

De acordo com os investigadores, o canal iônico TRPA1 revelou ser fundamental na reprodução dos estímulos do ultrassom dentro do “circuito de controle do metabolismo” das cobaias.

O tratamento terá suscitado bons resultados, descurando assim a necessidade de medicação extra.

Atualmente, os investigadores pretendem realizar testes de viabilidade em humanos diabéticos para aproximar a medicina de uma realidade na qual não haverá mais necessidade de injetar a insulina ou fazer testes de glicose.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bahia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Governo também anunciou investimento de R$ 84 milhões para instalação de cerca de 15 mil cisternas no estado “Transformar um...

Seduc realiza pagamento da 10ª parcela das bolsas para estudantes das turmas ITA/IME

Serão beneficiados 136 alunos nas modalidades Bolsa Permanência e Bolsa Auxílio Acadêmico. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) efetuou,...

Senador Ciro Nogueira nega diálogo sobre ministério para o PP no Governo Lula

“Não estou participando e não tenho conhecimento”, afirmou o parlamentar O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou que...

Jair Bolsonaro: “É loucura falar em golpe com um general da reserva e cinco oficiais militares”

Ex-presidente faz ilações sobre atuação do TSE na eleição de 22. Ele e outros 36 foram indiciados por golpe...
spot_img

Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

Empresas não são obrigadas a manter benefícios extintos pela reforma O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25)...

Confira o passo a passo de como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025

O processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis. O período...
spot_img

Posts Recomendados