PM inicia trabalho ostensivo e Rocam terá 62 policiais em 3 municípios do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais policiais vão passar por treinamento.

A Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (6) o lançamento do estágio operacional da Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), que antes fazia parte do policiamento motorizado do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensiva de Natureza Especial (BPRone), mas com publicação da lei que mudou a estrutura da Polícia Militar, passou a ser um batalhão.

Foto: Renato Andrade

O tenente-coronel Newmarcos é o comandante do batalhão, que por enquanto ainda vai funcionar na sede do BPRone. Atualmente o efetivo é de 62 policiais e deve ser aumentado gradativamente. Os policiais iniciaram nesta sexta-feira o trabalho ostensivo, após concluírem treinamento.

“É um batalhão novo que foi criado no dia 4 de abril com base em uma nova legislação, com 62 policiais em Teresina, Picos e Parnaíba, que estão treinados e preparados. A Rocam era uma companhia do Rone, e passou a ser batalhão, então aqueles homens que faziam parte da companhia agora estão no batalhão. Eles eram os únicos treinados e especializados”, explicou.

Em breve mais policiais vão passar por treinamento e vão sendo acrescentados ao batalhão. “Em Teresina temos 25 que estão formados, para aumentar o efetivo, estamos concluindo na segunda-feira, um treinamento com mais 15 policiais. É um treinamento um pouco difícil, pois não podemos entregar policiais que não estão preparados para combate para operar com máquinas possantes como essas, que podem causar acidentes. Então eles precisam treinar para começar atuar. Depois queremos fazer um novo treinamento, com pelo menos mais 50 policiais”, disse o comandante da Rocam.

Ele afirmou que o objetivo é expandir a atuação para outros municípios. “Queremos muito expandir para outros municípios, como Bom Jesus, por exemplo, mas isso vamos fazendo aos poucos, pois queremos intensificar o policiamento, por enquanto vamos fazendo os treinamentos e especializando mais pessoas”, destacou.

Foto: Renato Andrade

Para atuar na Rocam o policial passa por um treinamento extenso, já que precisa pilotar uma motocicleta, e ainda deve atuar em perseguições policiais, que podem acabar com troca de tiros.

“No treinamento eles atuam em pistas com obstáculos e dificuldade, também na parte rural sem asfalto. Treinam o uso do armamento em movimento, com a moto andando, em pistas de corrida com alta velocidade, para estarem preparados e para atuarem em um contexto de dificuldade”, explicou.

Em março foram entregues 50 motocicletas novas para a Rocam. O comandante afirmou que espera receber uma nova remessa para que o batalhão fique com até 80 motocicletas.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados