Presidente americano promete “sistemas avançados de defesa aérea” à Ucrânia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A garantia foi dada em telefonema nessa segunda-feira, 10.

O presidente norte-americano, Joe Biden conversou nessa segunda-feira(10), por telefone, com o presidente Volodymyr Zelensky, após os ataques com mísseis russos que atingiram várias cidades da Ucrânia, incluindo a capital Kiev. Joe Biden condenou os bombardeios e garantiu que continuará a fornecer o equipamento necessário para garantir a defesa perante as forças russas, “incluindo sistemas avançados de defesa aérea”.

Foto: EFE

Durante a conversa, Biden manifestou sua condenação e transmitiu condolências após ataques que considerou “sem sentido”.

Garantiu também a continuidade do “compromisso com aliados e parceiros para continuar a impor custos à Rússia”, responsabilizando o país “pelos crimes de guerra e atrocidades”.

Segundo comunicado da Casa Branca, Joe Biden assegurou ainda a Zelensky que os Estados Unidos vão continuar a dar assistência “econômica, humanitária e de segurança” ao país.

A Casa Branca não especifica os sistemas de defesa aérea citados, mas os Estados Unidos (EUA) já se comprometeram nos últimos dias a fornecer sistemas nacionais avançados de Mísseis Terra-Ar, capazes de interceptar mísseis de cruzeiro.

No Twitter, Volodymyr Zelensky disse que teve uma “conversa produtiva” com o presidente norte-americano. O líder ucraniano afirmou que a defesa aérea é atualmente a prioridade na cooperação em termos de defesa.

“Também necessitamos de liderança forte por parte dos Estados Unidos no G7 e o apoio à nossa resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas”, acrescentou.

Nesta terça-feira, os líderes dos sete países mais industrializados (G7) e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reúnem-se por videoconferência para discutir a evolução da situação na Ucrânia após os últimos ataques.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, informou que deverá haver pacotes adicionais de apoio à Ucrânia e que os novos apoios serão anunciados “em futuro muito próximo”.

Por RTP – Washington

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados