Mais de 4 mil pacientes aguardam por cirurgia no HGV em Teresina; direção anuncia mutirões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Atualmente, cerca de 4.500 pacientes estão aguardando por cirurgias de diversas especialidades no Hospital Getúlio Vargas.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Osvaldo Mendes, houve uma redução significativa na realização dos procedimentos por conta da pandemia de Covid-19.  

“A fila de espera de cirurgia gira em torno 4.500 pessoas aguardando cirurgias de todas [as especialidades] e ortopedia é a maior demanda. No período do Covid a gente diminuiu muito por conta do lockdown, tivemos que diminuir o número de atendimentos”, explica o diretor.

Mais de 4 mil pacientes aguardam por cirurgia no HGV em Teresina

Osvaldo Mendes acrescenta que a média atual é de 1200 a 1400 cirurgias por mês, mas que o hospital está programando mutirões para tentar suprir a alta demanda e diminuir a fila de espera.

“Cirurgia nós fazemos uma média de 1200 a 1400 cirurgias por mês, também de todas as especialidades e dessas a maioria são cirurgias ortopédicas por conta dos acidentes de trânsito. Depois que cessou [a Covid], a gente está programando mutirões já. Essa final de semana vamos fazer de otorrino, de oftalmologia, de ortopedia é todo dia praticamente e os mutirões vão se intensificar”, destaca.

Além disso, muitos pacientes reclamam da demora no agendamento de consultas eletivas. Entretanto, o diretor do HGV esclarece que a marcação das consultas é feita através do sistema da Prefeitura de Teresina, sem interferência do hospital.   

“Na marcação de consulta não tem a participação direta do GHV, o sistema é com a Prefeitura. Então a Prefeitura que organiza esse sistema de marcação para todos os hospitais. Essas consultas são agendadas e são marcadas através do sistema de regulação da Prefeitura”, informa.

Ele destaca ainda que a média mensal de consultas eletivas é de 10 a 12 mil em 28 especialidades diferentes e que apesar de cada médico atender 16 pacientes por dia, o hospital não consegue conter a alta demanda.

“As consultas eletivas a gente atende uma média de 10 a 12 mil consultas de 28 especialidades diferentes. As consultas de oftalmologia e de ortopedia são disparadas as que mais nós temos. Cada médico tem que atender 16 pacientes e isso não atende à demanda porque tem as primeiras consultas, tem os retornos, às vezes tem o paciente que tem uma situação mais emergencial e o médico acaba atendendo também e realmente é uma demanda muito grande”, pontua o diretor do HGV.

Para tentar tornar o sistema de marcação de consultas mais eficiente, Osvaldo Mendes informou que a Prefeitura prepara um aplicativo destinado para essa regulação.

“Agora eles estão fazendo um aplicativo que vai tentar melhorar o sistema de marcação, facilitar para as pessoas, para que seja mais ágil”, finaliza.

Rebeca Lima
[email protected] 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...
spot_img

Posts Recomendados