Ativar para ir para o player da Audima

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que o Piauí tem 11 cidades na lista para risco de infestação por dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A sondagem revelou que o Brasil tem 218 cidades com alto risco de infestação do aedes aegypti. Segundo a Secretaria de Vigilância, o país registrou em 2022 o maior número de mortes por dengue da história. Foram mais de 1.016 óbitos pela doença.

O Piauí tem 11 cidades na lista do Ministério da Saúde de municípios com alto risco de infestação de dengue. Os dados foram divulgados através do boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, na quinta-feira (12), e são referentes ao ano de 2022. 

Divulgação

O supervisor de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), Ocimar Alencar, ressaltou que os dados dão à pasta um retrato momentâneo e que com ele é possível contornar de imediato a situação e acender um alerta para os municípios que apareceram na lista. 

“Isso pode não traduzir num surto de casos de arboviroses. Esses resultados são do ano passado. A partir do momento que temos esses resultados, orientamos a intensificação da vigilância para a eliminação desses criadouros”, acrescentou Ocimar Alencar. 

Cidades com alto risco de infecção: 

O levantamento revelou que o Brasil tem 218 cidades com alto risco de infestação do aedes aegypti. Segundo a Secretaria de Vigilância, o país registrou em 2022 o maior número de mortes por dengue da história. Foram mais de 1.016 óbitos pela doença. 

Apesar do número de cidades piauienses na lista, o supervisor da Sesapi destacou que a secretaria trabalha com dois componentes para acompanhar a evolução da dengue em solo piauiense. 

“Um é o componente epidemiológico, que trata do número de casos humanos, onde monitoramos dia a dia. O outro é entomológico, que é a pesquisa relacionada a larva, onde nos dá uma ideia da presença dela no município”, explicou o supervisor da Sesapi. 

Com base no componente epidemiológico, Ocimar Alencar destacou que o Piauí vem apresentando uma redução no número de casos se comparado com 2022. Segundo Alencar, a primeira semana de 2023 comparada com 2022 apresenta uma redução de dengue de 83,9% e de chikungunya de 76,6%. 

“E temos uma estabilidade referente a primeira semana”, completou Ocimar Alencar. 

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

BC diz que ainda há R$ 10,4 bilhões em ‘dinheiro esquecido’ nos bancos; 48,4 milhões de pessoas têm direito

Em 2024, Congresso autorizou o governo a recolher os recursos, mas Fazenda afirma que processo não está em andamento....

CPI do Rombo investiga compra de terrenos por R$ 80 milhões na gestão de Dr. Pessoa

Coluna apurou o nome do técnicos que serão ouvidos nesta quarta-feira na Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (08) a Comissão Parlamentar...

Senar Piauí abre inscrições para cursos técnicos

São 150 vagas em seis cidades para cursos a distância nas áreas de Agricultura, Agropecuária e Zootecnia, com prioridade...

Piauí mantém há duas semanas a gasolina mais barata do Brasil, diz ANP

Os números do Piauí chamam atenção por destoarem do padrão histórico. O Piauí vive, pela segunda semana consecutiva, uma rara...
spot_img

Justiça Eleitoral convoca 597 eleitores de Guadalupe, Marcos Parente e Landri Sales para completarem o cadastro biométrico; veja se seu nome está na lista

A meta do TRE-PI é que todo o eleitorado do estado tenha os dados biométricos cadastrados até novembro deste...

Rafael Fonteles defende concentração de candidaturas em PT, MDB e PSD e descarta chapinhas em 2026

O governador reforçou que a estratégia conjunta entre os três partidos é a mais vantajosa e deixou em aberto...
spot_img

Posts Recomendados