“Vamos transformar o Piauí no estado mais digital do Brasil”, afirma Rafael Fonteles

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador Rafael Fonteles conduziu na terça-feira (17), no Palácio de Karnak, a primeira reunião do Conselho de Transformação Digital, que foi criado com a proposta de normatizar e padronizar essa transformação digital que ocorrerá no estado do Piauí.

O Governador declarou que o conselho foi criado com a proposta de normatizar e padronizar a transformação digital.

“Nosso objetivo é tornar o Piauí no estado mais digital do Brasil e estamos nos baseando exatamente no modelo campeão do mundo, que é o da Estônia, o país mais digital do mundo com 99% dos serviços governamentais prestados ao cidadão na palma da mão, no seu celular, e é isso que queremos para o Piauí”, explicou.

Segundo Rafael, há uma legislação federal que deve ser observada e limita algumas ações do que é realizada na Estônia. “Mas vamos fazer tudo o que for possível, dentro da legislação brasileira, para tornar os serviços públicos em todas as áreas, seja na segurança, na educação, na saúde, no Detran e na Fazenda disponíveis na internet”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

Rafael ressalta que essa digitalização não exclui a preocupação com as pessoas que ainda não têm acesso a internet, para que esses serviços continuem sendo prestados a essa parcela da população. “Mas sabemos que a grande maioria, 80% dos piauienses, têm acesso a internet”, frisou.

Para o governador, quanto maior a quantidade de serviço público estiver disponível de forma on-line, mais fácil será para o cidadão. O sistema está sendo feito, observando as questões de segurança, identificação digital, com biometria. “Tudo para facilitar e desenvolver mais o nosso estado, facilitando a vida do cidadão e gerando muitas oportunidades na área de tecnologia, que é algo que vamos investir muito, pois o Piauí tem uma vocação natural para isso, tem uma população que gosta de estudar e estou muito otimista de que alcançaremos a meta”, declarou.

No Conselho de Transformação Digital, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ficará responsável pela digitalização e capacitação da biometria da população. De acordo com o secretário Francisco Lucas, a SSP já conta com o Instituto de Identificação, órgão responsável pelo registro e emissão de carteiras de identificação. “O Instituto já vinha passando por uma modernização e transição para fazer a carteira digital e agora a proposta do governador é avançar e ser o primeiro estado do Brasil em que o Instituto de Identificação seja totalmente digital, com carteira de identidade já com novo padrão, tendo um registro e cadastro único nacional e, além disso, emitir certificados digitais aos cidadãos para que eles possam acessar aos serviços de forma individual em todo o território e principalmente para que haja agilidade na prestação de serviços”, disse

Além do governador Rafael Fonteles e o secretário Francisco Lucas, participaram da reunião os secretários de Fazenda, Emílio Júnior, Planejamento, Washington Bonfim, SEADPREV, Samuel Bandeira, Educação, Washington Bandeira, Saúde, Antônio Luís, presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, e diretor da ATI, Ellen Gera.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados