Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neste ano, o estado deve produzir cerca de 6,7 milhões.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (08), apontou que a produção agrícola de grãos no Piauí em 2023 deve subir 13,11% em relação ao ano passado. É o sétimo ano seguido de recordes na produção de grãos no Estado.

Piauí terá o sétimo ano seguido de recorde na produção de grãos

Segundo o levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) do IBGE, no ano de 2022 a produção de grãos chegou a 5,9 milhões de toneladas. Neste ano, o Piauí deve produzir cerca de 6,7 milhões. O chefe da Seção de Pesquisas agropecuárias do IBGE, Pedro Andrade, explica que o recorde pode ser alcançado se as condições climáticas forem favoráveis.

“Em se mantendo as condições favoráveis de um inverno normal, bem como sem ataques de pragas nas plantações, o Piauí deverá concretizar esse novo recorde da produção de grãos em 2023” disse.

Outros produtos que devem ter crescimento no volume de produção, segundo o levantamento, são as culturas do milho e da soja. O apontamento mostra que em 2023 a produção do milho deve chegar a 3,1 milhões de toneladas, um crescimento de 551 mil toneladas em relação ao ano passado, cerca de 21,26% de crescimento.

A produção de soja deve atingir 3,2 milhões de toneladas, crescimento de 5,89% equivalente a 181 mil toneladas em relação ao ano passado, em que a produção atingiu a marca de um pouco mais de 3 milhões de toneladas. Já a produção conjunta de soja e milho deve alcançar cerca de 6,4 milhões de toneladas, representando 95,5% do total da produção de grãos no Piauí.

Com esse aumento, o IBGE aponta que em 2023 a produção de soja e milho deve representar, em termos de área plantada, cerca de 1,5 milhão de hectares, o que significa cerca de 84,5% do total da área plantada da lavoura temporária no Piauí, concentrada em grande parte na região dos cerrados, local onde predomina o agronegócio.

Segundo o levantamento, somente a safra de sorgo deve apresentar uma queda em relação a safra de 2022, é previsto a colheita de 54,9 mil toneladas, redução em torno de 27,63%. Produtos básicos da cesta básica como arroz, a previsão é de uma safra de 109 mil toneladas, aumento de 33,71% em comparação ao ano passado, a produção de feijão deve aumentar cerca de 44%, atingindo 44 mil toneladas.

A colheita de algodão herbáceo, deve crescer 26,35%, e a de fava em grão, cerca de 31,90%, e devem atingir, respectivamente, 47,2 mil toneladas e 918 toneladas.

Produção de grãos entre 2000 a 2023

O IBGE também fez a estimativa da evolução da produção de grãos ao longo dos anos. Entre 2000 a 2023, o algodão herbáceo cresceu 893,37%. O feijão possui um crescimento baixo para o período, com cerca de 52,10%. Em contrapartida, o sorgo terá aumento de 8.798%, mas com baixa representatividade na produção total de grãos em todo o estado.

Em relação a redução da produção no período, o levantamento aponta que apenas o arroz e a fava tiveram queda. O arroz com queda de 55,82%, a justificativa é por conta das dificuldades enfrentadas na produção dessa cultura e pelo retorno financeiro, o que leva os agricultores a substituir pelo cultivo de milho e soja. Já a fava reduziu cerca de 9,11% entre 2000 a 2023.

Em relação a área plantada, o estudo analisou que a soja possui maior destaque com aumento de 2.248% de área plantada. Até o final do ano, a soja deve representar cerca de 50,5% do total plantado no Piauí. Em 2023, O milho deve de consolidar em total de área plantada, com crescimento de 130,24% entre o período citado e terá cerca de 34% do total de área plantada do estado. Já o arroz deve cair em termos de área plantada e deve perder cerca de 70% de área o que, consequentemente, vai reduzir a produção de grãos em cerca de 56%.

Produção de castanha de caju e manga cresce

O levantamento também aponta que entre as principais culturas na lavoura permanente no Piauí, a castanha de caju ganha destaque e deve crescer cerca de 27% em 2023, uma estimativa de produção de 27.446 toneladas. O resultado é esperado pelos produtores considerando que as chuvas se mantenham boas e que nenhuma praga venha comprometer a produção. A manga também de crescer em termos de produção.

Em relação ao Brasil, o LSPA estima uma queda da ordem de 24.883 toneladas em 2023, o que representa uma redução de cerca de 16,9%. Essa diminuição é resultado da queda na produção no estado do Ceará, que deve reduzir 28.589 toneladas da produção.

A produção de manga deve ter crescimento de 13,42% em 2023. A produção deve saltar de 3.919 toneladas para cerca de 4.445 toneladas.

Fonte: Portal A10+

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado a pensionistas

Medida foi tomada após operação que identificou descontos ilegais O Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) determinou, nesta quinta-feira (8),...

“Vamos atravessar uma situação de calamidade”, alerta coordenador do Dnocs sobre estiagem severa no Piauí

O coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Assis Rocha, fez um alerta sobre a...

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí participa de evento nacional sobre os impactos da nova geopolítica no agro

O Sistema Faepi Senar Piauí foi representado pelo presidente da instituição, deputado federal Júlio César, e pelo superintendente do...

“Entreguei a gestão aos secretários”, diz Dr. Pessoa sobre dívidas da Prefeitura de Teresina

O ex-prefeito nega que tenha cometido qualquer irregularidade e que se alguém fez “alguma danação” em sua administração, foi...
spot_img

Copom eleva novamente juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Taxa Selic sobe para maior nível em 19 anos A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas...

Flamengo sofre empate do Central Córdoba e se complica na Libertadores

Rubro-Negro sai na frente, mas cede empate aos argentinos na segunda etapa e vai precisar fazer o dever de...
spot_img

Posts Recomendados