Logomarcas em aplicativos gratuitos requerem cuidado, orienta especialista

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Criar a identidade da empresa por conta própria, em aplicativos online, não é errado, mas possui desvantagens.

A criação de uma logomarca exige cuidado e pensamento estratégico, pois esta é a forma coma empresa vai atrair clientes para adquirir produtos ou serviços. Apesar de haver empresas especializadas em desenvolver identidades visuais, muitos empreendedores ainda optam por criá-las de forma gratuita, em aplicativos.

A Ismainara Lima montou uma doceria em dezembro de 2022. Assim como a maioria dos empreendedores iniciantes, ela não dispunha de muitos recursos e teve de escolher onde investi-los.

Logomarcas em aplicativos gratuitos requerem cuidado

A empresária de 32 anos optou por aplicar o dinheiro em materiais necessários à produção dos doces. Por isso, criou, de forma gratuita, a logomarca do negócio em um aplicativo.

“No começo, sempre há dificuldades. É preciso começar devagar, desde que haja constância e planejamento. Então, investi em material e pedi ao meu irmão para criar a logomarca, necessidade de (controlar os) gastos”, disse.

A empreendedora fez a escolha que a maioria dos profissionais prefere quando ainda estão sem condições de investir em todos os segmentos do negócio.

CERTO OU ERRATO?

Criar a identidade da empresa por conta própria, em aplicativos online, não é errado, mas possui desvantagens.

Sobre esta pauta, o Portal ClubeNews entrevistou o publicitário e designer gráfico Anderson Jesus para entender a importância de elaborar uma identidade visual exclusiva para o empreendimento.

O profissional recomenda que empreendedores principiantes devem procurar uma empresa especialista em identidade visual quando as condições financeiras permitirem.

“Antes de ser criada uma logomarca, é preciso estudar o público-alvo, faixa etária, região, costumes e coisas que consomem, pois a identidade tem a função de marcar os clientes, ficar em suas mentes por meio de sua estratégia de aplicação”, afirmou.

Apesar de parecer uma alternativa prática e sem custos, criar uma identidade visual em aplicativos pode gerar consequências à empresa, especialmente em relação à originalidade da logomarca.

Anderson Jesus é publicitário e designer gráfico (Foto: Arquivo Pessoal)

O publicitário destaca que é possível haver conflitos judiciais caso o empresário tiver o intuito de registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“Já vi empresas que, ao utilizarem artes gratuitas da internet, ficaram com marcas iguais e entraram em contenda judicial, onde ambos não eram os donos da imagem por se tratar de uma logo recolhida de um banco de dados”, pontuou.

Fonte: Portal Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados