Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério da Saúde divulga resultado preliminar dos selecionados ao Mais Médicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Próxima fase envolve interposição de recursos, divulgação do resultado final e confirmação do profissional no interesse da vaga

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (9) o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais que se inscreveram no Mais Médicos. Dos 34 mil profissionais cadastrados, 27,4 mil indicaram um local para trabalhar através do site do programa. Os profissionais tiveram até o dia 5 de junho para apontar até dois locais de atuação da sua preferência.

De acordo com o governo federal, 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país e 15,3% são médicos brasileiros com diploma de medicina do exterior. O candidato pode consultar se foi contemplado aqui.

Walterson Rosa/MS

O prazo para recursos dessa etapa do programa começa nesta sexta e vai até a próxima segunda-feira (12). O resultado final dos selecionados, com os respectivos locais de atuação, será divulgado no dia 15 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

A partir daí, entre 16 e 22 de junho, o médico selecionado precisa confirmar o interesse em atuar no programa e, assim, garantir sua vaga. Candidatos que ainda estão em processo de emissão do registro médico (CRM) terão um prazo maior, até o dia 30, para fazer a confirmação.

O edital do novo Mais Médicos foi publicado no dia 22 de maio com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios brasileiros. Mais de 34 mil profissionais se inscreveram para o programa – um recorde, de acordo com o governo federal. Desses, 30.175 são brasileiros e outros 3.895 são médicos estrangeiros com registro no exterior.

A prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

A seleção se dará por meio de avaliação do currículo dos candidatos, com pontuações para cada formação a mais ou experiência anterior que o médico tenha. Cada candidato poderá fazer 90 pontos ao todo. Como critério de desempate, terão prioridade os candidatos com residência mais próxima do local de atuação, com maior tempo de formação e os de maior idade.

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

De acordo com o governo, o edital aberto é para “recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos”. Além disso, mil dessas vagas serão para atender a região da Amazônia.

O Programa

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, o programa conta com mais de 8 mil médicos.

Entre as novidades no novo edital, estão:

  • Tempo de contrato (de três para quatro anos).
  • Possibilidade de licença maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias).
  • Especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 45% das vagas ofertadas no novo edital estão em regiões de vulnerabilidade social. Só neste ano, 117 médicos foram enviados para atuar em Distritos Sanitárias Indígenas (DSEIS), como o presente no território Yanomami.

O governo quer que até o fim do ano o programa conte com 28 mil médicos atendendo no país.

Por Marina Pagno, g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital Infantil realiza mais de 4 mil atendimentos e 300 cirurgias por mês 100% SUS

Com 39 anos de história, HILP é referência nacional. O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), referência em atendimento pediátrico exclusivo...

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres. Jorge Mario...

Ciro Nogueira admite chance de ser candidato a vice-presidente em 2026

Senador afirmou que a decisão depende do contexto político e que considera a possibilidade honrosa. O presidente nacional do Progressistas,...

Motorista é preso em Floriano com teor alcoólico 30 vezes acima do permitido

Teste de etilômetro constatou teor de 1,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões; máximo permitido...
spot_img

Hoje é Dia destaca a alfabetização de pessoas com deficiência auditiva

Confira os destaques da semana entre 20 e 26 de abril. A semana é bem diversa, com efemérides que vão...

Aluno autista é agredido por professora em escola pública e prefeitura é condenada a indenizar

Caso ocorreu em agosto de 2022; laudo pericial e testemunhas foram cruciais para decisão da Justiça O Tribunal de Justiça de...
spot_img

Posts Recomendados