Ministério da Saúde divulga resultado preliminar dos selecionados ao Mais Médicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Próxima fase envolve interposição de recursos, divulgação do resultado final e confirmação do profissional no interesse da vaga

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (9) o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais que se inscreveram no Mais Médicos. Dos 34 mil profissionais cadastrados, 27,4 mil indicaram um local para trabalhar através do site do programa. Os profissionais tiveram até o dia 5 de junho para apontar até dois locais de atuação da sua preferência.

De acordo com o governo federal, 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país e 15,3% são médicos brasileiros com diploma de medicina do exterior. O candidato pode consultar se foi contemplado aqui.

Walterson Rosa/MS

O prazo para recursos dessa etapa do programa começa nesta sexta e vai até a próxima segunda-feira (12). O resultado final dos selecionados, com os respectivos locais de atuação, será divulgado no dia 15 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

A partir daí, entre 16 e 22 de junho, o médico selecionado precisa confirmar o interesse em atuar no programa e, assim, garantir sua vaga. Candidatos que ainda estão em processo de emissão do registro médico (CRM) terão um prazo maior, até o dia 30, para fazer a confirmação.

O edital do novo Mais Médicos foi publicado no dia 22 de maio com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios brasileiros. Mais de 34 mil profissionais se inscreveram para o programa – um recorde, de acordo com o governo federal. Desses, 30.175 são brasileiros e outros 3.895 são médicos estrangeiros com registro no exterior.

A prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

A seleção se dará por meio de avaliação do currículo dos candidatos, com pontuações para cada formação a mais ou experiência anterior que o médico tenha. Cada candidato poderá fazer 90 pontos ao todo. Como critério de desempate, terão prioridade os candidatos com residência mais próxima do local de atuação, com maior tempo de formação e os de maior idade.

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

De acordo com o governo, o edital aberto é para “recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos”. Além disso, mil dessas vagas serão para atender a região da Amazônia.

O Programa

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, o programa conta com mais de 8 mil médicos.

Entre as novidades no novo edital, estão:

  • Tempo de contrato (de três para quatro anos).
  • Possibilidade de licença maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias).
  • Especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 45% das vagas ofertadas no novo edital estão em regiões de vulnerabilidade social. Só neste ano, 117 médicos foram enviados para atuar em Distritos Sanitárias Indígenas (DSEIS), como o presente no território Yanomami.

O governo quer que até o fim do ano o programa conte com 28 mil médicos atendendo no país.

Por Marina Pagno, g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados