Piauí pode registrar temperatura de 45ºC nos próximos dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Umidade do ar equivalente a deserto”, diz especialista.

O climatologista explicou que a elevação da temperatura tem relação direta com o fenômeno do El Niño muito mais rigoroso neste ano.

As temperaturas no Piauí podem chegar a 45ºC e umidade do ar abaixo dos 15% nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de calor devem alterar as condições atmosféricas (temperatura e umidade) no estado a partir desta quarta-feira (20), com possibilidade de se estender até a sexta-feira (22).

“Nós estamos entrando no coração do B-R-O Bró, que é a fase de maior insolação, de luminosidade, as temperaturas majoram um pouco mais, a umidade desce. Isso é perfeitamente natural. Claro que a gente tem que considerar o El Niño, que mexe bastante com a condição climática global”, explicou o climatologista Werton Costa.

Segundo Werton, climatologista e também Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, é importante serem tomados alguns cuidados com a saúde durante o período de calor, como evitar atividades físicas nos horários de pico de calor, se hidratar, usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol.

“O horário de pico do calor no Piauí é às 15h; e às 16h é o horário crítico de baixa umidade. Importante lembrar que a umidade só se reestabelece no Piauí após às 19h e a temperatura só vai melhorar na madrugada, mas às vezes nem nesse horários por causa do B-R-O Bró”, explicou.

Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, é recomendado estar sempre hidratado e evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h.

Fatores que ampliam o calorão

  • El Niño atípico: o fenômeno que está mais intenso neste ano: ele aquece as águas do Oceano Pacífico e freia a atuação de frentes frias no Brasil; ele dá força para o bloqueio atmosférico;
  • Aquecimento global: especialistas afirmam que a queima de combustíveis fósseis torna eventos extremos (ciclones, enchentes e etc.) mais prováveis, e que ondas de calor recentes na Europa teriam sido praticamente impossíveis sem as mudanças climáticas;
  • B-R-O Bró: é uma expressão muito usada no Piauí. Ela faz referência a última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro; considerados os mais quentes do ano no estado, devido à combinação do final do período seco e ao aumento da radiação solar.

Incêndios

A onda de calor aumenta o risco de incêndios florestais e favorece a propagação das chamas. A recomendação do estado é que as pessoas evitem atividades que possam causar faíscas, como queimadas não autorizadas, e denunciem comportamentos suspeitos.

O Piauí foi o quinto estado com maior número de queimadas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (29). Até o mês de agosto, o estado registou 3.274 focos de incêndio, sendo que 1.466 aconteceram apenas neste mês.

Com informações do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados